1 de março de 2017

PROJETO GABARITANDO CLÁSSICOS 01: Armênio - Biologia 1 (Parte I)


Livro: Biologia 1 - Armênio Uzunian & Ernesto Birner, 2ª edição 2002. Editora Harbra.
Este livro didático foi adotado pelo professor Hélio Paiva e utilizado por mim nas aulas de Biologia no saudoso Colégio Sapiens, em Teresina, nos anos de 2002, 2003, 2004 e 2005. Estou disponibilizando todas as questões devidamente gabaritadas para auxiliar estudantes e professores em seus processos de ensino e aprendizagem.
Lyndon Johnson B. de Souza.
Prêmio Jabuti de 2002: um livro didático inovador
Capítulo 01 – Biologia: O Estudo da Vida
Nos Vestibulares, tem sido assim Página 09


1ª) Leia o trecho adiante e em seguida julgue os itens em verdadeiros (V) ou falsos (F).
Para os estudiosos, a manifestação de “... vida...”deve-se a características, tais como
1. (V) uma composição química baseada em carbono, nitrogênio, hidrogênio, oxigênio e minerais, como magnésio e cálcio.
2. (V) ácidos ribonucleicos (RNA) e desoxirribonucleicos (DNA) na mesma célula.
3. (V) energia química obtida dos nutrientes encontrados dentro e fora do organismo.
4. (V) a capacidade de responder a estímulos químicos e físicos, que desencadeiam reações específicas.

2ª) No texto a seguir, reproduzido do livro Descobertas Acidentais em Ciências de Royston M. Roberts (Editora Papirus, Campinas, SP, 1993), algumas frases referentes a etapas importantes na construção do conhecimento científico foram grifadas e identificadas por um numeral romano.
“Em 1889, em Estrasburgo, então Alemanha, enquanto estudavam a função do pâncreas na digestão, Joseph von Merlin e Oscar Minkowski removeram o pâncreas de um cão. No dia seguinte, um assistente de laboratório chamou-lhes atenção sobre o grande número de moscas voando ao redor da urina daquele cão. (I) Curiosos sobre por que as moscas foram atraídas à urina, analisaram-na e observaram que esta apresentava excesso de açúcar. (II) Açúcar na urina é um sinal comum de diabetes. Von Mering e Minkowski perceberam que estavam vendo pela primeira vez a evidência da produção experimental de diabetes em um animal. (III) O fato de tal animal não ter pâncreas sugeriu a relação entre esse órgão e o diabetes. 
[...] Muitas tentativas de isolar a secreção foram feitas, mas sem sucesso até 1921. Dois pesquisadores, Frederick G. Bating, um jovem médico canadense, e Charles H. Best, um estudante de medicina, trabalhavam no assunto no laboratório do professor John J. R. MacLeod, n Universidade de Toronto. Eles extraíam a secreção do pâncreas de cães. (IV) Quando injetaram os extratos (secreção do pâncreas) nos cães tornados diabéticos pela remoção de seu pâncreas, o nível de açúcar no sangue desses cães voltou ao normal, e a urina não apresentava mais açúcar”.

A alternativa que identifica corretamente cada uma das frases grifadas com cada uma das etapas de construção do conhecimento cientifico é:

3ª) O tema “teoria da evolução” tem provocado debates em certos locais dos Estados Unidos da América, com algumas entidades contestando seu ensino nas escolas. Nos últimos tempos, a polêmica está centrada no termo teoria, que, no entanto, tem significado bem definido para os cientistas. Sob o ponto de vista da ciência, teoria é:
a) sinônimo de lei científica, que descreve regularidade de fenômenos naturais, mas não permite fazer previsões sobre eles.
b) sinônimo de hipótese, ou seja, uma suposição ainda sem comprovação experimental.
c) uma ideia, apoiada sem base em observação e experimentação, que usa o senso comum para explicar fatos do cotidiano.
d) uma ideia, apoiada pelo conhecimento científico, que tenta explicar fenômenos naturais relacionados, permitindo fazer previsões sobre eles.
e) uma ideia, apoiada pelo conhecimento científico, que, de tão comprovada pelos cientistas, já é considerada uma verdade incontestável.

Capítulo 02 – Níveis de Organização
DesafioPágina 17


1ª) Quais são os níveis de organização estudados em Biologia?
A Biologia é o estudo da vida em todas as suas manifestações, assim sendo existem diversos níveis no qual pode ocorrer o seu estudo. Átomos e Moléculas (Bioquímica) – Organoides e Células (Citologia) – Tecidos (Histologia) – Órgãos, Sistemas e Organismo (Anatofisiologia) –População, Comunidade, Ecossistema e Biosfera (Ecologia).

2ª) Essa questão apresenta quadros a serem preenchidos. Escolha a alternativa que completa corretamente os vazios.
a) tecido – órgão – organoide.
b) organoide – tecido – sistema.
c) órgão – tecido – sistema.
d) tecido – órgão – sistema.
e) órgão – sistema – tecido.

3ª) Em termos de níveis de organização, determine o que são:
a) coração: Órgão.
b) clorofila: Molécula.
c) magnésio: Átomo.
d) artéria: Órgão.
e) osso: Órgão.
f) mitocôndria: Organoide.
g) nervo: Órgão.
h) ribossomo: Organoide.
i) neurônio: Célula.
j) fibra muscular: Célula.
l) caule: Órgão.
m) colesterol: Molécula.
n) músculo: Órgão.

4ª) Quais são os níveis de organização estudados em Ecologia?
A ecologia é uma ramificação da Biologia que estuda as interações entre os seres vivos e seu ambiente, logo não interessa o estudo de um Organismo isoladamente. Assim sendo, os níveis de organização em ecologia são: População, Comunidade, Ecossistema e Biosfera.

5ª)Reconheça os níveis de organização correspondentes a cada um dos itens seguintes:
a) as plantas e todos os peixes de um aquário;
Comunidade.
b) as zebras de um zoológico;
População.
c) as carpas de um reservatório;
População.
d) as carpas, as tilápias, os tucunarés e as traíras de um reservatório;
Comunidade.
e) as carpas, as tilápias, os tucunarés, as traíras, toda a vegetação, as algas, as bactérias, os fungos e o meio físico, constituindo um ambiente em equilíbrio, num reservatório;
Ecossistema. 
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1ª) “O amido é digerido no sistema digestório humano por enzimas, resultando em moléculas de glicose que, em seguida, passam ao sangue.”
Dos níveis de organização estudados em Biologia, não são citados no texto dessa questão:
a) célula e molécula.
b) órgão e tecido.
c) célula e tecido.
d) órgão e célula.
e) sistema e tecido.

2ª) “O sangue que circula no fígado provém da veia porta e das artérias hepáticas. Dentre as suas muitas funções, o fígado pode assumir o papel da destruição de hemácias, caso ocorra a inativação do baço...”
As quatro estruturas em destaque no texto ocupam, respectivamente, os seguintes níveis de organização:
a) tecido, órgão, órgão e célula.
b) célula, órgão, tecido e organoide.
c) tecido, órgão, tecido e célula.
d) órgão, órgão, tecido e tecido.
e) tecido, sistema, tecido e célula.

3ª) Em relação aos textos seguintes, escreva o nome do nível de organização relacionado a cada termo grifado.
a) “O estrôncio-90 é um resíduo radioativo liberado em acidentes ocorridos em usinas nucleares. É absorvido pelas raízes dos vegetais que servem de alimento a vacas cujo leite pode ser bebido por mulheres que estão amamentando. Na criança, incorpora-se aos ossos, podendo causar anomalias em células da medula óssea vermelha, produtora de sangue.”
Átomo/Órgão/População/Tecido.
b) “A dicumarina é uma substância que tem sido utilizada no controle de ratos e morcegos. Ingerida por esses animais, é absorvida pelo intestino e, no sangue, atua impedindo a coagulação, o que conduz à morte por hemorragia.”
Comunidade/Órgão/Tecido.
c) “O CFC (cloro flúor carbono) é uma substância usada em ‘spray’ e pode causar sérios riscos à vida na Terra. Reage com moléculas de ozônio na alta atmosfera, provocando o surgimento de um buraco, que vem se ampliando, na camada desse gás que circunda a Terra. A luz ultravioleta do Sol poderá causar, então, sérios problemas para o homem como o câncer de pele e deficiências nas células do sangue relacionadas à defesa do organismo (sistema imunológico). A Antártida e outros locais do globo, como florestase os pampas sulinos, poderão ter os seus conjuntos de seres vivos de espécies diferentes seriamente afetados pelo simples uso de aerossóis, isopor e colchões de espuma, já que as indústrias utilizam o CFC como matéria-prima para a confecção desses materiais de consumo.”
Molécula/Molécula/Biosfera/Organismo/Órgão/Tecido/Ecossistema/Ecossistema/ Ecossistema/Comunidade.

4ª) Escreva uma definição simples de população.
População é um agrupamento de organismos de uma mesma espécie que habita uma determinada área num certo momento.

5ª) Quais são as condições fundamentais para que um grupo de organismos constitua uma população?
Serem todos de uma mesma espécie e, portanto, potencialmente intercruzantes para garantir o fluxo gênico entre seus membros.

6ª) Qual a diferença entre os conceitos de comunidade e ecossistema?
Comunidade ou Biocenose é a interação entre as diferentes espécies existentes em um dado ambiente (parte biótica). Já o Ecossistema é a interação da comunidade com os fatores físicos do ambiente, ou seja, o ar, a água, os minerais etc. (parte abiótica). Por isso, é comum dizer que o Ecossistema é uma região onde fatores bióticos e abióticos interagem por meio de fluxos de energia e ciclagem da matéria.

7ª) Na série de frases abaixo, coloque C (certo) ou errado (E) nos espaços limitados por parênteses.
a. (E) Toda comunidade é formada por elementos abióticos.
b.(C) Sistemas são formados por órgãos, órgãos são formados por tecidos; logo, sistemas são formados por tecidos.
c. (C) Seres vivos são formados por células, células contém organoides; portanto, seres vivos possuem organoides.
d. (E) Todos os ecossistemas da Terra são perfeitamente delimitados uns dos outros por barreiras geográficas naturais.

8ª) A Terra é a única biosfera atualmente existente? Há alguma outra? Quais seriam as condições para isso pudesse acontecer?
Apesar da grande possibilidade de existência de vida microbiana extraterrestre, dado a imensidão de Galáxias existentes, a Terra ainda é a única biosfera conhecida. As condições necessárias para a ocorrência de uma biosfera é a existência de água e de uma temperatura que possibilite suas mudanças físicas de estado. 

9ª) “O homem aprendeu nos últimos anos, de maneira dramática, que suas intervenções na natureza podem, muitas vezes, ser desastrosas. Mexer em um único elo da complicada teia da vida pode levar a desequilíbrios imprevistos. O desmatamento indiscriminado de uma região, por exemplo, faz desaparecer várias populações de animais que viviam ali. A retirada dos vegetais favorece a erosão do solo pela água das chuvas. A erosão do solo pode tornar difícil, ou até mesmo impossível, a recuperação da área pelo reflorestamento.”
A leitura do texto acima permite concluir que:
a) as intervenções do homem na natureza fizeram-no aprender a dominar a complicada teia da vida.
b) o desmatamento indiscriminado de uma região faz desaparecer todas as populações de animais que ali vivem.
c) a erosão do solo sempre é provocada pela ação das chuvas, após a retirada dos vegetais que ali viviam.
d) desequilíbrios imprevistos na complicada teia da vida podem ser provocados pelo homem a partir de suas intervenções desastrosas na natureza.
e) o reflorestamento pode tornar difícil, ou até impossível, a recuperação de uma área que sofreu erosão pela água das chuvas.

10ª) “De modo geral, a comunidade de um ecossistema deve ser formada de produtores, consumidores e decompositores. Nem todo ecossistema, porém, é completo. Em alguns deles, faltam os produtores. Em outros, não existem os consumidores. Quando você cria peixes em um aquário e os alimenta com ração, está participando de um ecossistema. Para que um determinado ambiente seja considerado ecossistema, a condição fundamental é que exista um fluxo de energia e uma constante troca de materiais entre os componentes da comunidade.”
De acordo com o texto acima:
a) todo ecossistema deve possuir produtores, consumidores e decompositores.
b) nenhum ecossistema é formado de produtores, consumidores e decompositores.
c) nem todo ecossistema possui produtores, embora devam existir decompositores.
d) a condição fundamental para a existência de um ecossistema é a constante troca de materiais e um intenso fluxo de energia entre os componentes da comunidade.
e) a partir do instante em que você alimenta os peixes de um aquário, ele deixa de ser um ecossistema.

11ª) O Rio Tietê, no trecho que corre pela cidade de São Paulo, pode ser considerado um ecossistema. Você concorda? Justifique sua resposta.
Apesar da poluição existente, sim! Embora com uma biodiversidade bastante reduzida, seres microscópicos, anaeróbicos facultativos ou não, poderão ser encontrados interagindo com o ambiente.

12ª) “O estudo da vida pode ser feito sob diversos pontos de vista, dependendo do centro de interesse do biólogo. Uma célula do corpo humano pode ser o objeto de estudo, bem como as moléculas de substâncias que estão no seu interior. Ou, então, o estômago ou o fígado, que são órgãos, podem ser o que interessa no momento. O cientista também pode optar por analisar os vários sistemas ou aparelhos existentes no organismo humano. Por fim, o homem pode ser estudado como um todo. Isso demonstra claramente que no organismo do homem há diversos níveis de complexidade ‘embutidos’ um no outro.”
A leitura do texto permite concluir que:
a) o estudo da vida pode ser feito através dos pontos de vista que interessam apenas aos cientistas.
b) células, moléculas, fígado, estômago e o homem são níveis de estudo que interessam apenas aos biólogos.
c) a vida, em seu estudo, pode ser abordada pelo biólogo a partir de diversos pontos de vista, dependendo de seu centro de interesse.
d) os vários sistemas do organismo de um cientista podem ser a opção de um biólogo, cujos pontos de vista são uma maneira de se iniciar o estudo da vida.
e) o estudo do homem como um todo é a única maneira de se compreender a vida nos seus vários pontos de vista.

13ª) Uma nave espacial tripulada pode ser considerada um ecossistema? Explique.
Sim! Apesar de ser um ambiente parcialmente fechado, afinal a luz solar poderia ser captada do espaço enquanto CO2 e outros resíduos poderiam ser eliminados, seria um ecossistema artificial. Para viagens de poucos dias, como a do projeto Apollo 17, alimentos e oxigênio poderiam ser armazenados e acoplados a um mecanismo de eliminação de resíduos indesejáveis de forma equilibrada (o CO2 pode ser removido através de uma reação com hidróxido de lítio produzindo água que por sua vez pode ser utilizada no arrefecimento do maquinário da nave).
14ª) Uma nave espacial tripulada, que se dirigisse a um planeta distante 200 anos-luz da Terra, poderia ser considerada um ecossistema se:
a) não se levassem alimentos da Terra suficientes para serem consumidos durante a viagem.
b) pudesse produzir todo o alimento orgânico necessário para a sobrevivência da tripulação.
c) levasse apenas combustível que permitisse a manutenção energética da nave durante a viagem.
d) mantivesse contatos periódicos com outras naves, sem ser reabastecida para prosseguir viajando.
e) levasse uma comunidade formada apenas por decompositores.

Capítulo 03 – As Moléculas em Ação
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1ª) Das propriedades da água, uma é de fundamental importância para a ocorrência de diversas atividades dentro de uma célula, pois através dela, a maior parte das substâncias pode participar de reações químicas que, direta ou indiretamente, beneficiam o metabolismo celular.
O texto acima faz referência ao comportamento da água como
a) substrato das reações químicas celulares.
b) portador de mensagens genéticas.
c) componente de moléculas de proteína.
d) solvente universal de diversas substâncias.
e) catalisador de diversas reações químicas.

2ª) Dos componentes inorgânicos encontrados em uma célula, podemos citar:
a) água, carboidratos e sais minerais.
b) sais minerais, água e aminoácidos.
c) água, sais minerais e oxigênio.
d) água, sais minerais e oxigênio.
e) proteínas, açúcares e lipídios.

3ª) Os carboidratos que desempenham funções de reserva energética em vegetais, reserva energética em animais e componentes da parede celular em vegetais, são, respectivamente:
a) celulose, amido e glicogênio.
b) amido, celulose e glicogênio.
c) amido, glicogênio e celulose.
d) celulose, glicogênio e amido.
e) amido, glicogênio e amido.

4ª) Das substâncias abaixo, não é constituída de monossacarídeos:
a) sacarose.    b) amido.    c) insulina.    d) celulose.    e) glicogênio.

5ª) Os monossacarídeos atravessam as membranas plasmáticas, provenientes do intestino delgado, e são encaminhadas para o sangue, de onde ingressam nas células para participar do metabolismo energético celular. Dentre os monossacarídeos podem ser citados:
a) glicose, sacarose e galactose.
b) glicose, galactose e frutose.
c) sacarose, lactose e maltose.
d) glicose, maltose e galactose.
e) frutose, glicose e glicogênio.

6ª) Nos refrigerantes de cola, não-dietéticos, consta no rótulo a composição química, da qual fazem parte açúcares. Uma vez ingeridos, esses açúcares devem, de maneira geral:
a) penetrar imediatamente nas células intestinais e ser conduzidos para o sangue, em direção aos tecidos.
b) sofrer digestão, separando-se em glicose e frutose, para depois ser absorvidos pelas células do intestino delgado.
c) ser convertidos em maltose e desdobrados em duas moléculas de glicose para, em seguida, dirigir-se aos tecidos.
d) ser eliminados pelas fezes, uma vez que são carboidratos não energéticos e componentes das paredes celulares dos vegetais.
e) ser absorvidos, já na boca, pelas células do revestimento bucal para ser enviados, em seguida, aos tecidos.

7ª) Em um bolo de aniversário recheado de geleia de uva não-dietética e coberto com chantilly, os componentes orgânicos predominantes são:
a) proteínas e ácidos nucleicos.
b) proteínas e carboidratos.
c) carboidratos e lipídios.
d) lipídios e proteínas.
e) lipídios e ácidos nucleicos.

8ª) Ne pele dos ursos polares encontra-se uma espessa camada de gordura que serve:
a) de isolante térmico e pode ser fonte de energia para o metabolismo.
b) de mecanismo de sustentação no meio aéreo e de proteção contra os inimigos.
c) para a construção de novas células e de eficiente mecanismo de navegação aérea.
d) de isolante térmico e de eficiente mecanismo de locomoção no meio terrestre.
e) à alimentação dos povos das regiões polares e de instrumento de orientação migratória dos animais.

9ª) A questão abaixo é do tipo asserção/razão, em que a primeira parte da frase contém uma afirmativa e a segunda parte pode ser uma explicação lógica, ou não, dessa afirmativa. Analise as alternativas abaixo e assinale a que apresentar uma afirmativa válida, sendo a razão uma explicação lógica dessa afirmativa.
a) As manteigas são lipídios de origem animal PORQUE são formadas por uma longa sucessão de carboidratos ligados a moléculas de glicerol.
b) O bacon é derivado da pele de alguns animais e é altamente energético PORQUE na pele dos animais há um extenso depósito de gordura.
c) Os óleos vegetais, de maneira geral, são poli-insaturados PORQUE são muito utilizados pelas pessoas que não querem engordar.
d) Embora temido pelos danos que pode causar, o colesterol não deve ser abolido da dieta PORQUE é importante componente das membranas plasmáticas celulares.
e) Os esteroides constituem uma categoria de lipídios componentes dos hormônios sexuais PORQUE na sua molécula ocorre a união de dois ácidos graxos e um carboidrato unidos a uma molécula de glicerol.
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1ª) Devem constar da dieta humana íons correspondentes aos seguintes elementos químicos, EXCETO:
a) cálcio.    b) cloro.    c) ferro.    d) sódio.    e) mercúrio.

2ª) O macronutriente essencial ao desenvolvimento das plantas por fazer parte de moléculas de clorofila é o:
a) ferro.    b) cobre.    c) zinco.    d) magnésio.    e) manganês.

3ª) Os polissacarídeos são constituídos por substâncias chamadas monossacarídeos, unidos entre si por ligações glicosídicas. Alguns são estruturais e outros, energéticos (de reserva). Sobre eles, é correto afirmar que:
1. (F) O amido é um polissacarídeo estrutural constituinte da parede celular das bactérias.
2. (V) O glicogênio é um polissacarídeo com função de reserva nos animais.
3. (V) A celulose é um polissacarídeo estrutural encontrado nos vegetais.
4. (V) O amido é um polissacarídeo energético com a função de reserva, encontrado nos vegetais.
5. (F) O glicogênio é um polissacarídeo estrutural encontrado nos animais.
6. (F) O amido é um polissacarídeo estrutural encontrado nos animais.

4ª) A adição de lugol (solução de iodo) a alguns alimentos resulta no aparecimento de forte cor azulada. Esse resultado será observado nos seguintes alimentos, EXCETO em:
a) arroz.    b) cebola.    c) feijão.    d) mandioca.    e) milho.

5ª) Reservas de carboidratos nos músculos ficam na forma de:
a) glicogênio.   b) lactose.   c) amido.   d) sacarose.   e) glicose.

6º) A celulose é um carboidrato, um polissacarídeo de origem vegetal e com função estrutural. É um dos componentes presentes em todos os alimentos de origem vegetal. Os seres humanos não são capazes de digerir as fibras de celulose, porém elas são importantíssimas pois:
a) fornecem energia para o corpo.
b) formam estruturas esqueléticas importantes.
c) são fontes de vitaminas.
d) facilitam a formação e eliminação das fezes.
e) são importantes para o crescimento.

7ª) O glicogênio é armazenado, principalmente, nas células:
a) meristemáticas.   b) adiposas.   c) parenquimatosas.    d) sanguíneas.   e) hepáticas.

 8ª) As substâncias usadas pelo organismo humano, como fonte primária de energia e como principal reserva energética, são respectivamente:
a) lipídios e proteínas.
b) proteínas e lipídios.
c) carboidratos e proteínas.
d) carboidratos e lipídios.
e) proteínas e carboidratos.

9ª) Os nutrientes essencialmente energéticos, usados como fonte de energia para as atividades metabólicas, são os carboidratos e os lipídios. As proteínas, apesar de serem utilizadas essencialmente como constituintes estruturais das células, são também fontes de energia. As densidades calóricas (kcal.g-1) das proteínas, carboidratos e lipídios são, respectivamente:
a) 4; 4; 9
b) 9; 4; 4
c) 4; 7; 9
d) 4; 9; 7
e) 7; 4; 9

10ª) Apesar dos lipídeos serem bastantes insolúveis em água, eles são transportados em nosso sangue para serem distribuídos pelos vários órgãos e tecidos, tanto para armazenamento quanto para o consumo nos momentos de jejum. A maneira que a natureza encontrou para solucionar o problema da insolubilidade dos lipídios no plasma foi transportá-los nas lipoproteínas.
Sobre as características dos lipídios e outras biomoléculas, suas funções e o transporte no plasma, assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas.
0.(V) O colesterol é o precursor de hormônios, vitaminas e sais biliares, sendo, portanto, uma biomolécula fundamental para a nossa saúde.
1.(F) As lipoproteínas de alta densidade (HDL) carregam colesterol que pode ser depositado noendotélio dos capilares, por isso, ele é denominado de bom colesterol.
2.(F) Tanto o colesterol quanto os fosfolipídios podem ser encontrados nas membranas citoplasmáticas das células vegetais..
3.(F) Os ursos polares possuem uma exuberante camada de fosfolipídios que são transformados em ATP (adenosina trifosfato) para que eles possam caçar durante o período de hibernação.
4.(F) As vitaminas A,E e K são derivadas dos ácidos graxos, enquanto a vitamina D é derivada dos carotenoides.
Capítulo 04 – Proteínas e Ácidos Nucleicos
DesafioPágina 71


1ª) Aminoácidos são componentes estruturais das(os):
a) gorduras;
b) proteínas;
c) ácidos nucleicos;
d) carboidratos;
e) lipídios.

2ª) A ligação peptídica que une aminoácidos ocorre entre:
a) o OH da carboxila de um, com os dois hidrogênios da amina do outro, resultando uma molécula de água.
b) os hidrogênios de um com o oxigênio da carboxila do outro, resultando uma molécula de água.
c) o OH da carboxila de um, com um hidrogênio qualquer da molécula do outro, com a formação de uma molécula de água.
d) o OH da carboxila de um, com um dos hidrogênios da amina, resultando um dipeptídio e uma molécula de água.
e) o oxigênio da carboxila de um, com dois hidrogênios do restante da molécula, resultando um dipeptídio e uma molécula de água.

3ª) Aminoácidos naturais são aqueles
a) não produzidos normalmente pelo organismo, devendo ser obtidos a partir das proteínas componentes dos alimentos.
b) produzidos normalmente pelo organismo, não sendo necessária sua ingestão adicional a partir de proteínas componentes dos alimentos.
c) produzidos normalmente pelo organismo, devendo, assim mesmo, ser suplementados pela ingestão de proteínas componentes dos alimentos.
d) cuja importância é reduzida, já que apenas os aminoácidos essenciais obtidos das carnes é que farão parte da composição das nossas proteínas.
e) obtidos na natureza, como indica o nome, devendo ser ingeridos para servir de matéria-prima para a confecção dos aminoácidos essenciais. 
  
4ª) São proteínas de papel estrutural, de ação hormonal e de ação enzimática, respectivamente:
a) colágeno, actina e pepsina.
b) insulina, colágeno e pepsina.
c) colágeno, queratina e ptialina.
d) colágeno, insulina e pepsina.
e) queratina, ptialina e insulina.

5ª) Embora a febre seja um sinal de que o organismo de uma pessoa está reagindo à infecção provocada por algum micróbio, deve-se evitar que a temperatura corporal atinja valores exagerados superiores a 40ºC, pois 
a) há risco de ocorrer desnaturação das moléculas de proteínas componentes das membranas plasmáticas, o que acomete toda a atividade seletiva dessas estruturas. 
b) há comprometimento da atividade enzimática, extremamente vulnerável a temperaturas elevadas,
que provocam a desnaturação, alteram as estruturas terciárias das enzimas e anulam a sua função.
c) há risco de liquefazer as gorduras componentes das membranas plasmáticas o que pode provocar a
sua liberação para a corrente sanguínea e a obstrução de vasos capilares e cerebrais.
d) em altas temperaturas os microrganismos se tornam mais agressivos, anulando o papel de defesa
executado pelas enzimas componentes dos glóbulos brancos do sangue. 
e) em altas temperaturas, os antígenos dos microrganismos inativam os anticorpos produzidos, tornando ineficaz a defesa imunitária desencadeada contra eles. 

6ª) Muitas proteínas possuem na sua composição o aminoácido cisteína, em cuja molécula existe um átomo de enxofre. A queima dessas proteínas libera um odor típico que revela a presença daquele elemento. Cabelos são anexos da pele que contém a proteína queratina. Quando são acidentalmente queimados, sente-se um odor característico, revelador da liberação do enxofre na forma gasosa. Cornos de bois e penas de galinhas também liberam esse odor ao serem queimados.
Esses dados são reveladores de que na composição química dessas estruturas deve haver
a) síntese de gases de enxofre decorrentes da reação do fogo com as proteínas contendo cisteína.
b) proteínas desnaturadas que perderam a sua função quando aquecidas.
c) a participação dos mesmos aminoácidos existentes na proteína do colágeno.
d) a participação de proteínas em cuja composição entra a cisteína.
e) proteínas que, com certeza, possuem a mesma estrutura primária, diferindo apenas no número de aminoácidos.  

7ª) Analise os ítens abaixo, referentes às proteínas.
I - São compostos macromoleculares formados por uma sucessão de aminoácidos.
II - O aquecimento a temperaturas elevadas afeta somente a estrutura primária.
III - Os anticorpos produzidos contra as bactérias da meningite também são ativos contra as bactérias da cólera.
IV - Todas as proteínas componentes dos alimentos normalmente ingeridos pelos seres humanos contêm todos os aminoácidos essenciais à nossa espécie.
V - Uma enzima que possua atividade ótima em pH =2 pode também atuar em pH = 8, dependendo do substrato.
Com relação aos ítens acima, são INCORRETOS apenas: 
a) I, II, III e IV.   b) II, III, IV e V.   c) IV e V.   d) II, III e IV.   e) I e IV.

8ª) Em ocasiões em que ocorrem ferimentos profundos na pele de uma pessoa é fundamental que, de imediato, se faça
a) a injeção de soro antitetânico, contendo antígenos que servirão para combater os anticorpos causadores do tétano.
b) a vacinação antitetânica e aguardar que a pessoa produza antígenos para combater as toxinas tetânicas.
c) a injeção de soro antitetânico, contendo anticorpos que servirão para combater os antígenos causadores do tétano.
d) a injeção de soro antitetânico, contendo anticorpos que estimularão a produção de antígenos pelo organismo.
e) a injeção de antígenos antitetânicos  para que o organismo vá se acostumando e produza, após uma semana, anticorpos que previnam contra a doença.

9ª) Os soros antiofídicos produzidos pelo Instituto Butantã contêm
a) anticorpos produzidos por um animal, de modo geral o cavalo, e que servirão para inativar antígenos contidos no veneno das cobras.
b) antígenos produzidos por um animal, de modo geral o cavalo, e que servirão para inativar os anticorpos componentes do veneno das cobras.
c) uma solução aquosa de sais minerais destinada a repor diversos íons perdidos pela pessoa, na sudorese que se segue a uma picada de cobra.
d) antígenos atenuados do veneno das cobras, destinados a estimular a produção de anticorpos em uma pessoa que foi picada por uma serpente.
e) anticorpos extraídos de cavalos que foram imunizados contra o antígeno do tétano, já que anticorpos tetânicos são também eficientes no combate a antígenos contidos no veneno das cobras.

10ª) Para cada uma das doenças ou situações abaixo, cite o procedimento preventivo ou curativo
adequado a cada caso. 
a) picada de cobra. SORO 
b) tétano. VACINA E SORO 
c) poliomielite. VACINA 
d) meningite meningocócica. VACINA E ANTIBIÓTICOS. 
e) malária. DROGAS À BASE DE QUININO OU ARTEMISININA. 
f) coqueluche. VACINA 
g) difteria (crupe). VACINA 
h) sarampo. VACINA 
i) picada de aranha ou escorpião. SORO 
j) rubéola. VACINA 

11ª) Ácidos nucleicos são, macromoléculas constituídas de 
a) pentoses, hexoses e bases nitrogenadas.
b) pentoses, fosfatos e bases nitrogenadas.
c) pentoses, bases nitrogenadas e pontes de carbono.
d) hexoses, fosfatos e bases nitrogenadas.
e) riboses apenas, fosfatos e bases nitrogenadas.

Nos Vestibulares, tem sido assim Página 73




1ª) A purificação e análise de uma molécula biológica indicou a presença de nove diferentes monômeros. Podemos afirmar que se trata de um(a)
a) ácido nucleico.   b) glicerídio.   c) esteroide.   d) proteína.   e) vitamina.

2ª) Considere a fórmula:

Essa é a fórmula geral que representa importantes substâncias presentes nos seres vivos e que diferem entre si pela composição do radical R. Essas substâncias ligam-se formando grandes moléculas orgânicas. Em relação a essas substâncias e às moléculas orgânicas formadas, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO
a) a composição das moléculas orgânicas formadas é determinada geneticamente.
b) a ligação química, na formação de moléculas, é feita através do radical R.
c) as moléculas orgânicas formadas podem exercer funções enzimáticas.
d) o colágeno e a queratina são exemplos dessas moléculas orgânicas e existem nos vertebrados.
e) os seres humanos são incapazes de produzir alguns tipos dessas substâncias.

3ª) Todas as alternativas apresentam substâncias que exercem importantes funções nos seres vivos e são macromoléculas constituídas de aminoácidos, EXCETO:
a) actina   b) albumina   c) celulose   d) colágeno   e) queratina


4ª) Os anticorpos, componentes do nosso sistema de defesa, são proteínas sintetizadas para combater agentes externos (bactérias e vírus, por exemplo) ou seus produtos, e permanecem na corrente sanguínea prontos para nos proteger da ação de patógenos, muitas vezes por períodos bastante longos. Os anticorpos também são capazes de proteger o embrião humano, na vida intra-uterina.
Em relação às características dos anticorpos, apresente a soma dos ítens corretos.
01 - São capazes de neutralizar toxinas bacterianas.
02 - São capazes de neutralizar os vírus.
04 - São produzidos somente pela vacinação.
08 - Podem atravessar a barreira placentária.
16 - São dotados de memória imunológica.
32 - São capazes de imobilizar os micro-organismos.
SOMA: 43

5ª) A produção de imunoglobulinas por células do sistema imunitário constitui um dos mecanismos de defesa do organismo contra infecções. O gráfico abaixo demonstra os níveis de imunoglobulina G (IgG) no soro do feto e do recém nascido.
Os resultados acima permitem chegar à seguinte conclusão em relação a esse soro:
a) na época do nascimento há presença de IgG materna.
b) durante a gestação diminuem os vários níveis de IgG fetal.
c) durante a gestação os níveis de IgG independem da produção fetal.
d) Após o nascimento diminuem os níveis de IgG produzida pelo recém nascido.

6ª) As curvas abaixo mostram a produção de anticorpos específicos de dois indivíduos inoculados com antígenos proteicos do vírus X no dia 0. Com base nas respostas de cada um deles ao antígeno, suspeitou-se de que um dos indivíduos fosse originário de uma região onde a infeção pelo vírus X atinge grande número de indivíduos. Qual dos dois indivíduos é originário da região com alta incidência do vírus X? Justifique.
O indivíduo "A". Por apresentar uma resposta mais rápida na produção de anticorpos isso sugere que ele já tinha células de memórias prontas, ou seja, ela já estava previamente imunizado.
7ª) O gráfico abaixo mostra as respostas primária e secundária da produção de anticorpos quando um indivíduo é submetido a injeções de antígenos.
Analisando o gráfico, responda:
a) Qual a função do antígeno e qual curva corresponde às respostas primária e secundária?
A função do antígeno é a de estimular a produção de anticorpos específicos para o seu combate. A curva que corresponde às respostas primária e secundária é a "A".
b) Explique o que acontece em relação aos anticorpos nas fases das respostas primária e secundária.
Na resposta primária, os anticorpos são produzidos lentamente, até ser atingida a dose máxima. Quando o indivíduo entra em contato pela segunda vez (resposta secundária), a produção de anticorpos será muito mais rápida e eficiente, pois os anticorpos serão produzidos pelas células B de memória, já ativadas. 

8ª) Um organismo recebeu uma primeira dose de um antígeno X e, como resposta imune, produziu anticorpos específicos. Se, após algum tempo, for aplicada uma segunda dose do mesmo antígeno, espera-se que o organismo
a) reaja da mesma forma como reagiu à primeira dose.
b) reaja sem utilizar seus anticorpos.
c) não produza mais anticorpos, por estar imunizado.
d) não consiga reagir a essa segunda dose.
e) produza anticorpos mais rapidamente.

9ª) Nosso organismo produz uma série de substâncias imunológicas em resposta a substâncias ou agentes estranhos que nele penetram.
a) Como são comumente denominadas essas substâncias imunológicas? O que são quimicamente essas substâncias?
As substâncias imunológicas produzidas pelo nosso organismo são os anticorpos. Quimicamente, os anticorpos são proteínas da categoria das imunoglobulinas.

b) Um estudante afirmou que essas substâncias imunológicas estão normalmente presentes em uma vacina. Você concorda? Justifique sua resposta.
Não! Os anticorpos estão presentes normalmente nos soros, que são produzidos a partir da extração dessas substâncias do sangue de animais previamente imunizados para esta finalidade. Já uma vacina é produzida a partir de antígenos, toxinas alteradas, microrganismos enfraquecidos e, quando são injetados no organismo, geram uma resposta imunológica.

10ª) Considere os produtos abaixo:
I - Antibiótico   II - Soro   III - Vacina
A incidência de sarampo em uma população é controlada apenas por:
a) I.   b) II.   c) III.   d) I e II.   e) I e III.

11ª) Se quisermos provocar uma imunização específica e duradoura em uma pessoa, em relação a um determinado antígeno, qual dos dois procedimentos abaixo é o mais adequado?
a) Injeção do próprio antígeno no indivíduo a ser imunizado?
b) Injeção de soro sanguíneo de um sinal previamente inoculado com o antígeno.
Injeção do próprio antígeno, atenuado, afim de despertar a produção de anticorpos e células de memória e com isso obter a imunização mencionada.

12ª) Jararaca, cascavel, coral e urutu são exemplos de cobras venenosas que ocorrem no Brasil. Se picada por uma delas, a vítima deve ser tratada com soro antiofídico. O soro antiofídico poderia ser denominado vacina antiofídica? explique.
Não! A vacina estimula o organismo a produzir anticorpos específicos contra o antígeno que se quer combater. O soro antiofídico é para um caráter emergencial e por isso já possui anticorpos prontos. 

13ª) Um coelho recebeu, pela primeira vez, uma injeção de toxina bacteriana e manifestou a resposta imunitária produzindo antitoxina (anticorpo). Se após certo tempo for aplicada uma segunda injeção da toxina no animal, espera-se que ele
a) não resista a essa segunda dose.
b) demore mais tempo para produzir a antitoxina.
c) produza antitoxina mais rapidamente.
d) não produza mais a antitoxina por estar imunizado.
e) produza menor quantidade de antitoxina.

14ª) A vacinação e a soroterapia são processos de imunização, respectivamente
a) ativa e ativa.   b) ativa e passiva.   c) passiva e ativa.   d) passiva e passiva.

15ª) O uso de vacinas tem-se revelado eficiente no controle de uma série de doenças como, por exemplo, a poliomielite. Porém, existem certas doenças, como é o caso das gripes, para as quais o desenvolvimento de vacinas tem tido pouco sucesso. Como você explicaria o sucesso da vacina contra a poliomielite e o insucesso daquelas contra gripes?
O sucesso da vacina contra a poliomielite pode ser explicado tendo como base o fato de que o vírus causador da doença é pouco mutável. Desse modo, a mesma vacina pode ser utilizada com frequência na prevenção dessa virose. Já os vírus da gripe sofrem modificações, em função da ocorrência frequente de mutações no seu material genético. O fato de haver grande variedade de vírus da gripe torna ineficiente uma vacina produzida para a prevenção contra determinado vírus. Seria necessário produzir uma vacina para cada tipo de vírus.   

16ª) Um menino sofreu um ferimento no pé quando estava brincando na terra. O médico foi informado de que a criança não tinha recebido muitas das vacinas obrigatórias.
a) Nessa situação, que doença a criança estaria com maior risco de contrair? Explique por quê.
Tétano. Esporos (formas resistentes) das bactérias causadoras dessa doença são comuns no solo, contaminando-o.
b) Qual seria o procedimento mais seguro para evitar que, nesse caso, a criança viesse a desenvolver tal doença? Qual dos gráficos abaixo corresponde a esse procedimento? Justifique.
O procedimento mais seguro, imediato, é a injeção de soro antitetânico. Isso porque no soro existem anticorpos que prontamente inativam os antígenos (toxinas tetânicas), evitando a ocorrência da doença. Os anticorpos, porém, possuem pouca duração no sangue. Nesse caso, o gráfico que corresponde a esse procedimento é o "A".
c) A que procedimento corresponde o outro gráfico? Justifique.
O gráfico "B" corresponde à vacinação. Nesse tipo de imunização (ativa), a taxa de anticorpos no sangue é mais duradoura, podendo haver reforço na vacinação, o que estimula as células de memória a produzir mais anticorpos.

17ª) No seu encontro casual com José Prequeté, Macunaíma gritou-lhe o seguinte insulto: " - Zé prequeté, tira do bicho do pé, pra comer com café!"
Esse dito popular faz alusão a um tipo de dieta alimentar pouco comum. Conhecendo as necessidades básicas do organismo humano em formação, explique quatro consequências de uma dieta pobre em proteínas.
I - Vulnerabilidade nas defesas corporais - carência de anticorpos.
II - Kwashiokor - desnutrição proteica.
III - Comprometimento do desenvolvimento físico.
IX - A carência de aminoácidos essenciais iria comprometer a fisiologia corporal.

18ª) Para melhor suprir a deficiência de proteína, a dieta deve incluir
a) farinha de trigo.   b) banha.   c) ovo.   d) laranja.   e) chocolate.

19ª) Indique a substância que, devido a sua especificidade, poderia ser utilizada para identificação de um indivíduo.
a) ATP.   b) Carboidrato.   c) DNA.   d) Lipídio.   e) Vitamina.

20ª) Considere as afirmação abaixo:
I - DNA e RNA são polinucleotídios.
II - O açúcar do RNA é a desoxirribose.
III - As bases nitrogenadas do DNA são adenina, guanina, citosina e timina.
IV - A uracila é uma base pirimídica do DNA.
São corretas apenas:
a) I e II.   b) I e III.   c) II e III.   d) II e IV.   e) III e IV.

Capítulo 05 – Célula: Membrana e Permeabilidade
DesafioPágina 102


1ª) Faça uma descrição sucinta, acompanhada de um esquema, do modelo atualmente mais aceito para a membrana plasmática.
Membrana Celular: Esquema Tridimensional
A membrana plasmática, e as demais membranas celulares, obedece ao modelo do mosaico fluido: proteínas inseridas na bicamada lipídica que giram em torno do seu próprio eixo e se deslocam lateralmente (fluidez). As proteínas são como icebergs que flutuam no oceano da bicamada lipídica. Na face externa da membrana existem carboidratos ligados covalente às proteínas e aos lipídios formando glicoproteínas e glicolipídios.

2ª) O processo de transporte de moléculas através da membrana plasmática pode ocorrer de variadas maneiras. Dentre elas, a osmose, que é um processo de transporte
a) passivo, já que as moléculas de água passam da região onde há maior concentração de um soluto ao qual a membrana é impermeável para uma outra região em que esse soluto está em menor concentração.
b) ativo, já que as moléculas passam da região onde há maior concentração de um soluto ao qual a membrana é impermeável para uma região em que esse soluto está em menor concentração.
c) passivo, já que as moléculas de água passam da região onde há menor concentração de um soluto ao qual a membrana é impermeável para uma região em que esse soluto está em maior concentração.
d) ativo, já que as moléculas de água passam da região onde há menor concentração de um soluto ao qual a membrana é impermeável para uma região em que esse soluto está em maior concentração.
e) passivo, já que as moléculas de soluto passam da região onde há menor concentração de um soluto ao qual a membrana é impermeável para uma região em que esse soluto está em maior concentração.

3ª) Osmose e transporte ativo: conceitue esses dois processos de transporte celular, relacionando as principais diferenças existentes entre eles.
Osmose: É um tipo especial de difusão - transporte passivo - em que há passagem de água do meio menos concentrado para o mais concentrado sem gasto de energia.
Transporte Ativo: É o transporte de substâncias contra um gradiente de concentração, isto é, de um lugar em que se encontram menos concentradas para outro em que se acham em maior concentração acompanhado do gasto de energia.

4ª) Explique, por meio de esquemas, o mecanismo de captura de uma bactéria por um glóbulo branco de sangue humano.
Representação de uma célula em movimento
O movimento por meio de pseudópodes é uma consequência da ação do citoesqueleto. Através das polimerizações e despolimerizações dos filamentos de actina, o citoesqueleto promove o deslocamento da célula que adquire um aspecto poligonal, consequente da formação de várias lâminas citoplasmáticas horizontais chamadas lamelipódios, de cujas bordas livres crescem numerosos prolongamentos digitiformes denominados filopódios. O pseudópode resulta da alteração dessas estruturas.

5ª) Faça um esquema que contenha os tipos de transporte celular mais comuns, separando-os em processos que requerem e processos que não requerem energia metabólica para a sua realização.
Diferentes mecanismos e estruturas utilizados pelos solutos para atravessar a membrana das células
A passagem de solutos através das membranas celulares pode ser passiva ou ativa. O transporte passivo é realizado por meio dos componentes da bicamada lipídica (difusão simples) ou por meio de canais iônicos ou permeases (difusão facilitada). Já o transporte ativo ocorre exclusivamente por meio de permeases. 

Nos Vestibulares, tem sido assim Página 103


1ª) Considere o seguinte desenho esquemático de uma membrana plasmática.

Avalie as proposições corretas.
1. (V) Seta 4 = porção da proteína de membrana que pode atuar como receptor para hormônio.
2. (V) Seta 2 = aminoácido hidrofóbico de uma proteína integrante de uma membrana plasmática.
3. (F) Seta 3 = porção apolar de uma membrana plasmática.
4. (F) Seta 1 = aminoácido hidrofóbico da porção intracelular de uma proteína.
5. (V) Seta 5 = carboidrato ligado à porção extracelular de uma proteína de membrana.

2ª) A figura abaixo representa uma batata-inglesa crua seccionada, com uma escavação central. Em um experimento, colocou-se uma colherinha de sal de cozinha na escavação feita na batata, como mostra a figura. Após cerca de 20 minutos, a escavação encontrava-se preenchida por substância líquida. Em relação ao fato observado, todas as afirmativas são corretas, EXCETO:

a) A ocorrência do fenômeno independe da luminosidade do ambiente.
b) Ocorre passagem de água através da membrana das células.
c) O acúmulo de líquido deve-se ao processo de transpiração.
d) O mesmo fenômeno será observado se a batata-inglesa for substituída por batata-doce.
e) O mesmo fenômeno será observado se o sal for substituído por açúcar.

3ª) Em um experimento, fatias recém-cortadas de uma batata foram colocadas em dois recipientes contendo água com açúcar. Depois de algumas horas verificou-se a situação mostrada na figura abaixo:

a) O que se pode dizer a respeito das concentrações das soluções A e B?
b) O que deve ter ocorrido com as células da batata na solução B? 


a) Solução A: ISOTÔNICA - Solução B: HIPERTÔNICA.
b) Perderam água para o meio, sofrendo plasmólise.
4ª)  A célula, sendo uma estrutura viva, precisa receber nutrientes e oxigênio para realização de suas funções vitais. Precisa, também, eliminar os produtos tóxicos do seu metabolismo. Os gráficos abaixo ilustram as cinéticas da difusão facilitada e da difusão passiva, processos associados às trocas entre o interior e o exterior da célula.


Com o auxílio das informações , julgue os ítens abaixo.
1. (V) Os processos ilustrados nos gráficos ocorrem graças à permeabilidade da membrana celular.
2. (F) Na difusão facilitada, as moléculas do soluto podem passar livremente através da membrana celular.
3. (V) O processo de difusão que envolve transportadores é saturável.
4. (F) A osmose é um exemplo de difusão facilitada.

5ª) A tabela abaixo compara a concentração de certos íons nas células de Nitella e na água do lago onde vive essa alga.

Os dados permitem concluir que as células dessa alga absorvem:
a) esses íons por difusão.
b) esses íons por osmose.
c) esses íons por transporte ativo.
d) alguns desses íons por transporte ativo e outros por osmose.
e) alguns desses íons por difusão e outros por osmose.

6ª) A figura representa a montagem de um experimento.
Com relação a esse experimento, foram elaboradas as seguintes hipóteses:
I - A água deve passar do compartimento 1 para o 2.
II - O coloide deve passar do compartimento 2 para o 1.
III - O nível dos compartimentos 1 e 2 não deve sofrer alteração.
No quadro abaixo, assinale a alternativa que classifica cada hipótese como provável (+) ou improvável (-).
a)   I. (-), II. (-), III. (-)
b)   I. (-), II. (-), III. (+)
c)   I. (+), II. (+), III. (+)
d)   I. (+), II. (-), III. (+) 
e)   I. (+), II. (-), III. (-)

7ª)  A desidratação é caracterizada pela perda de grandes quantidades de líquidos corporais. Se considerarmos, hipoteticamente, que nestes líquidos corporais há perda de água, o líquido extracelular se caracterizará como hipertônico em relação ao líquido intracelular. Um indivíduo adulto foi recebido em um hospital, apresentando um grave quadro de desidratação. O médico que o atendeu pediu-lhe um exame de sangue (hemograma), no qual a forma das hemácias pôde ser avaliada.
Assinale a alternativa, que melhor explica o resultado desta análise de sangue.
a) Hemácias aumentadas pela entrada de água através da osmose.
b) Hemácias diminuídas e murchas pela entrada de água através da difusão facilitada.
c) Hemácias diminuídas e murchas pela perda de água através da osmose.
d) Hemácias aumentadas pela perda de água através da osmose.

8ª) Para ocorrência de osmose, é necessário que
a) as concentrações de soluto dentro e fora da célula sejam iguais.
b) as concentrações de soluto dentro e fora da célula sejam diferentes.
c) Haja ATP disponível na célula para fornecer energia ao transporte de água.
d) haja um vacúolo no interior da célula no qual o excesso de água é acumulado.
e) Haja uma parede celulósica envolvendo a célula, o que evita sua ruptura.

9ª) Um estudante colocou dois pedaços recém-cortados de um tecido vegetal em dois recipientes, I e II, contendo solução salina. Depois de algumas horas, verificou que no recipiente I as células do tecido vegetal estavam plasmolisadas. No recipiente II, as células mantiveram o tamanho normal. Qual a conclusão do estudante quanto:
a) a concentração das soluções salinas nos recipientes I e II, em relação ao suco celular desse tecido?
b) O que significa dizer que em I as células estavam plasmolisadas?


a) No recipiente I, a solução era mais concentrada que a solução do suco celular, ou seja, a solução do recipiente era hipertônica com relação ao meio celular. No recipiente II, a solução possuía a mesma concentração em relação ao suco celular, ou seja, as soluções do recipiente II e a do meio celular eram isotônicas. 
b) Significa dizer que a perda de água pelas células provocou o descolamento da membrana celulósica, ao mesmo tempo em que houve redução do volume vacuolar.
10ª) O esquema representa uma célula vegetal que foi isolada e colocada numa certa solução.

Interpretando-se o fenômeno ocorrido é INCORRETO afirmar que:
a) a solução é hipertônica em relação ao suco vacuolar.
b) ocorreu saída de água do vacúolo.
c) a membrana plasmática é permeável á água.
d) a célula sofreu plasmólise e a membrana plasmática afastou-se da parede celular.
e) a célula pode voltar ao normal se for colocada em solução isotônica.

11ª) Uma célula vegetal quando colocada em solução hipotônica recebe água, já que a concentração osmótica de seu meio interno é maior do que a do meio externo. Por isso, o seu volume pode aumentar, mas até um certo limite, apesar de as concentrações externa e interna continuarem diferentes.
a) O que impede que a célula vegetal se rompa quando colocada em solução hipotônica?
b) O que permite à água penetrar na célula vegetal? 


a) A célula vegetal não se rompe, como acontece a uma célula animal, devido à resistência que a membrana esquelética envolvente oferece à expansão da célula.
b) A água penetra na célula vegetal por osmose.
12ª) A solução fisiológica (0,9% de NaCl) é muito usada para aplicação nos olhos das pessoas que usam lentes de contato. Essa solução também é isotônica para as hemácias humanas. Caso você ponha essas hemácias em solução hipotônica de 0,1% de NaCl (A) e em solução hipertônica de 3% de NaCl (B), espera-se que
01 - inicialmente, aumentem de volume, em A; em B, murchem.
02 - mantenham seus volumes, em A; em B, murchem.
04 - sofram plasmólise, em A; em B, deplasmólise.
08 - tendam à ruptura, em A; em B, murchem.
16 - sofram hemólise, em A; em B, desidratem.
32 - reduzam seus volumes, em A; em B, aumentem.
64 - mantenham seus volumes, em A; em B, reduzam.
SOMA: 25

13ª) Uma hemácia humana em condições fisico-quimicas normais é mergulhada em uma solução a 0,4% de NaCl.
a) Faça um gráfico representativo do fluxo de agua que entra na hemácia a partir do momento em que ela é mergulhada na solução, em função do tempo.
b) Faça um gráfico representativo de concentração de solvente no interior da hemácia em função do tempo. 
14ª) A estrutura celular diretamente relacionada ao processo denominado transporte ativo é:
a) centríolo.
b) cílio.
c) flagelo.
d) membrana plasmática.
e) parede celular.

15ª) Nos túbulos do néfron há intenso transporte ativo. Portanto, as células das paredes desses túbulos são ricas em
a) mitocôndrias.
b) DNA.
c) lisossomos.
d) ribossomos.
e) retículo endoplasmático.

16ª) Medidas de concentração de íons de sódio (Na+) e de potássio (K+), dentro e fora dos neurônios gigantes de lula, revelaram:

Se os neurônios são expostos a um bloqueador respiratório, como o cianeto, a concentração de sódio rapidamente se iguala dentro e fora da célula, o mesmo ocorrendo com o potássio. Em condições normais, qual o mecanismo responsável pela manutenção da diferença entre as concentrações iônicas dentro e fora do neurônio?
a) Difusão, pelo qual, íons podem atravessar a membrana espontaneamente.
b) Osmose, pelo qual, apenas a água atravessa a membrana espontaneamente.
c) Transporte ativo, pelo qual, íons atravessam a membrana com “gasto” de energia.
d) Fagocitose, pelo qual, a célula captura partículas sólidas.
e) Pinocitose, pelo qual, a célula captura gotículas.

17ª) A célula de uma planta aquática que necessite manter sua concentração de íons Na+ mais elevada que a do meio circulante utilizará, normalmente, o processo de:
a) difusão.
b) fagocitose.
c) osmose.
d) pinocitose.
e) transporte ativo.

18ª) Analise as alternativas abaixo referentes a fisiologia celular e identifique as verdadeiras e as falsas.
1. (F) Em relação aos flagelos e cílios, pode-se afirmar que o movimento flagelar é ativo e consome energia, ao passo que o movimento ciliar é passivo e provocado pelas correntes liquidas intracitoplasmáticas, sem necessitar de gasto energético.
2. (V) Um ou mais lisossomos, ao sofrer fusão com um fagossomo, origina um vacúolo digestivo, importante na digestão intracelular.
3. (V) Difusão e osmose são exemplos de transporte passivo e ocorrem sem que a célula gaste energia.
4. (F) O transporte ativo pode ocorrer contra um gradiente de concentração e, sendo um processo puramente físico, pode ocorrer após a morte da célula.

                 Utilize os dados abaixo para responder às questões de números 19 e 20. 
O esquema mostra as diferentes concentrações do íon sódio na luz intestinal, no interior da célula epitelial intestinal e no líquido que banha essas células.


19ª) Nomeie e explique o mecanismo de transporte do íon sódio através da membrana basolateral.


Transporte ativo, processo no qual existe gasto de energia para o transporte de íons Na+ da membrana basolateral para o líquido intersticial.
20ª) Nomeie e explique o mecanismo de passagem do íon sódio através da membrana apical.

Difusão, por meio da qual ocorre a passagem do íon sódio do meio mais concentrado para o menos concentrado.
21ª)  Em um organismo, as células apresentam composição variada, conseguindo manter no seu citoplasma substâncias em concentração muito diferente do meio externo. O principal responsável por isso é a membrana plasmática, que conta com diferentes tipos de transporte, esquematizados na figura abaixo.
Com o auxílio da figura, julgue os seguintes itens.
1. (V) "A" pode representar um íon com carga positiva.
2. (V) Para o transporte da substância "B", a sua concentração deve ser maior no exterior do que no interior da célula.
3. (V) A energia indicada no esquema é, em geral, proveniente da quebra de ATP.
4. (V) Proteínas como a "C" têm importante papel no equilíbrio osmótico da célula.  

22ª) Observe o esquema:

Ele representa o processo de
a) fagocitose   b) pinocitose   c) exocitose   d) difusão   e) osmose

23ª) A membrana plasmática, presente em todas as células, possui uma ultraestrutura que a capacita a selecionar, muito eficientemente, a entrada e saída de substâncias. Sobre o transporte através da membrana some as assertivas corretas.
01 - Substâncias de alto peso molecular, não lipossolúveis, atravessam facilmente a membrana por transporte ativo.
02 - Osmose é um processo de difusão do soluto através de uma membrana semipermeável, onde o soluto se desloca para a região de sua maior concentração.
04 - Substâncias de alto peso molecular podem atravessar a membrana, mesmo contra um gradiente de concentração, por transporte ativo.
08 - A estrutura lipoproteica da membrana plasmática é facilmente observada ao microscópio óptico. 
16 - Fagocitose é o envolvimento, pela membrana de partículas líquidas, enquanto a pinocitose é o englobamento de partículas sólidas e insolúveis.
32 - A difusão ocorre sem gasto de energia, enquanto o transporte ativo envolve gasto de
energia metabólica. 
SOMA: 36 

24ª) A fagocitose é um importante mecanismo de endocitose utilizado pelas células, relacionado a diferentes funções nos seres vivos. Este mecanismo ocorre tanto em organismos unicelulares como em pluricelulares. Mencione duas funções às quais a fagocitose se encontra associada nos seres vivos, exemplificando. 


Nos seres unicelulares, como os protozoários, a fagocitose serve à nutrição. A célula engloba partículas alimentares sólidas, introduzindo-as em seu interior. A digestão do alimento libera substâncias nutritivas para o protozoário. Nos pluricelulares, notadamente nos vertebrados, a fagocitose serve à defesa do organismo contra partículas ou microrganismos estranhos e é efetuada por alguns tipos de glóbulos brancos do sangue.

25ª) A membrana celular é de natureza semipermeável e através dela existe a troca de substâncias entre o meio interno e o externo. Sobre essa temática, assinale V ou F. 
1. (F) A passagem de uma molécula do exterior para o interior da célula - onde já existe em maior concentração - é exemplo de osmose.
2. (F) As moléculas de água passam facilmente através da membrana plasmática graças a um processo de transporte ativo.
3. (V) O transporte ativo deve ser utilizado para o transporte de moléculas contra um gradiente de concentração, sendo um processo que requer energia.
4. (F) Partículas de dimensões maiores que as moléculas podem ser introduzidas na célula pelos processos de clasmocitose e fagocitose.
5. (V) Os gases (O2 e CO2) também atravessam a membrana plasmática por transporte passivo.

26ª) Através do processo de pinocitose, a célula
a) elimina excretas.  
b) engloba material.  
c) secreta substâncias.
d) emite pseudópodes.
e) sofre divisão.

27ª) Analise o esquema abaixo, referente a três fases de um fenômeno biológico.



Em relação ao fenômeno biológico representado, é correto afirmar que
a) 1 pode ser um macrófago ou um leucócito.
b) 2 não pode ser uma bactéria.
c) esse fenômeno denomina-se pinocitose.
d) esse fenômeno envolve a participação de enzimas hidrolíticas.
e) esse fenômeno pode ser observado somente ao microscópio eletrônico.

Capítulo 06 – O citoplasma
DesafioPágina 135


1ª) Quais são as semelhanças e diferenças existentes entre retículo endoplasmático rugoso e polissomo.
O retículo rugoso possui ribossomos aderidos em suas cisternas para que a síntese proteica esteja acoplada ao complexo golgiense e a proteína resultante seja encaminhada para fora da célula (exportação proteica). Já um polissomo, é um fenômeno muito comum que ocorre quando vários ribossomos estão percorrendo uma mesma fita de RNA-m ao mesmo tempo, maximizando a quantidade da proteína sintetizada em questão.

2ª) Qual é a relação entre retículo endoplasmático rugoso e o complexo golgiense?


Relação Retículo x Golgi
O Retículo Endoplasmático Rugoso (RER) e o Complexo Golgiense (CG) são importantes componentes do sistema de endomembranas. Normalmente o CG acha-se situado entre o RER e a membrana plasmática. As vesículas provenientes do RER penetram nas cisternas do Golgi, sofrem algumas modificações ou sofrem adição de substâncias feitas no próprio Golgi, sem a participação do RER. Finalmente, as vesículas deixam a face trans do Golgi e vão à membrana plasmática sofrer secreção por exocitose.
 
3ª) Que prejuízo teria uma célula se deixasse de produzir lisossomos?

O lisossomo é uma pequena bolsa cheia de enzimas que atuam na digestão celular. Assim, na ausência dessa organela, substâncias orgânicas complexas poderiam se acumular na forma de inclusões prejudicando o funcionamento da célula.

4ª) Embora uma célula animal seja pequena, ela possui certo número de organoides, como lisossomos, retículo endoplasmático rugoso, complexo golgiense, ribossomos e mitocôndrias. Qual o papel desempenhado por eles e de que modo se relacionam para permitir o adequado funcionamento da célula?
Como o Retículo Endoplasmático Rugoso possui Ribossomos ele consegue produzir proteínas que são envolvidas em vesículas e transferidas para o Complexo Golgiense. Se essas proteínas forem enzimas elas serão empacotadas e secretadas na forma de Lisossomos. Como o trabalho celular requer energia, se faz necessário a hidrólise de ATP que é produzido quantitativamente nas mitocôndrias. 

5ª) Os vírus são organismos extremamente simples e considerados atualmente, por grande maioria dos biólogos, como seres vivos acelulares. Verificando-se porém, sua estrutura, percebe-se que não possuem ribossomos e nem membrana plasmática, embora contenham cromatina envolvida por envoltório(s) de proteína. Explique, de maneira simples e em poucas palavras, como é possível a existência de proteínas nesses seres, já que são desprovidos de ribossomos.
Os vírus são montagens supramoleculares (estrutura não delimitada por membrana) que não possuem metabolismo próprio e por serem acelulares, só adquirem manifestações vitais quando penetram em células vivas para poderem utilizar destas os ribossomos, os RNA-t e os aminoácidos. Por esse motivo, os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios. Estando no meio intracelular utilizamos o termo "vírus" - considerado vivo por possuir material genético, ser capaz de se reproduzir e conseguir se adaptar às variações ambientais; estando no meio extracelular utilizamos o termo "vírion" - partículas inertes que podem até cristalizar-se, como os minerais.  

6ª) Faça uma relação dos componentes de uma célula bacteriana.
7ª) Faça uma relação dos componentes de uma célula vegetal.
















8ª) Faça uma relação dos componentes de uma célula animal.






















9ª) Conceitue célula procariótica e célula eucariótica. A que organismos pertencem esses dois tipos celulares?
A célula procariótica não possui envoltório nuclear, seu cromossomo é constituído por um DNA circular que está em contato direto com o citoplasma formando um nucleoide, não possui organelas membranosas e seus ribossomos são pequenos, do tipo 70S. São procariontes os organismos dos Domínios Archaea e Bacteria. Já os eucariontes são caracterizados por uma célula de núcleo evidente, dotados de citoesqueleto, organelas membranosas e de ribossomos grandes, do tipo 80S. São eucariontes os organismos do Domínio Eukarya
10ª) Os vírus de modo geral, possuem em sua composição um material genético (cromatina) envolto por uma cápsula  de proteína. Podemos considerá-los seres celulares? Justifique sua resposta.
Não! Os vírus não possuem membrana plasmática, citoplasma e nem ribossomos. São acelulares - por isso não possuem Reino - e não se encaixam em nenhum dos Domínios que abrangem os seres vivos.  
11ª) Desenhe esquematicamente uma mitocôndria e um cloroplasto, destacando as diferenças existentes entre eles.














12ª) Que componentes são exclusivos de uma célula vegetal?
Parede Celular; Cloroplastos e Vacúolo de Suco Celular.
13ª) Que componentes são exclusivos de uma célula animal?
Lisossomos; Cílios e flagelos.
14ª) Que componentes são comuns às células bacteriana, animal e vegetal?
A membrana plasmática, o hialoplasma, os ribossomos e o DNA.
15ª) Que componentes são essenciais para a existência de uma célula?
Além da membrana plasmática é necessário a maquinaria para a síntese proteica: Ribossomos, RNA e DNA. 
16ª) O esquema abaixo representa uma célula.
a) Se essa célula pertencer a um tecido secretor, que organela estaria bem mais desenvolvida? Por quê?
O complexo golgiense por apresentar uma polimerização que satisfaz a essa fisiologia, ou seja, possui uma face convexa voltada para o núcleo (cis) e uma face côncava orientada para a superfície celular (trans).
b) Se nessa célula fosse intenso o processo de destruição de estruturas "envelhecidas" ou "fora de uso", que organelas estariam presentes em grande quantidade? Por quê?
Os lisossomos por possuírem o aparato enzimático necessário para promoverem a autofagia.

Nos Vestibulares, tem sido assim Página 136


1ª) As estruturas que podem estar aderidas ao retículo endoplasmático são
a) lisossomos.  b) ribossomos.  c) vacúolos.  d) mitocôndrias.  e) pinossomos.

2ª) Atribui-se ao retículo endoplasmático rugoso a função de síntese de proteínas porque nele encontram-se aderidos
a) ribossomos  b) lisossomos  c) leucoplastos  d) peroxissomos  e) golgiossomos

3ª) Os ribossomos
a) São organoides compostos por ácido ribonucleico e proteínas.
b) São formados de duas subunidades idênticas.
c) Estão todos aderidos às membranas internas, tipo retículo endoplasmático.
d) Têm participação no processo de transcrição da síntese proteica.

4ª) Um antibiótico que atue nos ribossomos mata
a) bactérias por interferir na síntese de proteínas.
b) bactérias por provocar plasmólise.
c) fungos por interferir na síntese de lipídios.
d) vírus por alterar DNA. 
e) vírus por impedir recombinação gênica.

5ª) O complexo golgiense relaciona-se com a origem
a) das mitocôndrias.
b) dos cloroplastos.
c) dos ribossomos.
d) dos lisossomos.
e) dos nucléolos.

6ª) Lisossomos são vesículas ricas em
a) amido.  b) gorduras.  c) enzimas digestivas.  d) ATP.  e) DNA.

7ª) Em relação aos componentes celulares, assinale a alternativa correta.
a) A membrana plasmática é uma estrutura lipoproteica que funciona como barreira seletiva entre o citoplasma e o núcleo.
b) A parede celular é uma estrutura exoesquelética rígida que circunda e protege o conteúdo da maior parte das células vegetais.
c) Plastos são organelas citoplasmáticas encontradas em células vegetais, recobertas por membrana e incapazes de autoduplicação.
d) Mitocôndrias são organelas limitadas por membranas, encontradas somente em células animais e que geram energia química na forma de ATP. 
e) Núcleo é uma organela revestida por envoltório nuclear, presente tanto em organismos procariontes como em organismos eucariontes. 

8ª) Realize a soma dos ítens que estejam corretamente relacionados, a estrutura celular e a função.
01 - Membrana Plasmática: permeabilidade seletiva.
02 - Centríolos: participam na formação de cílios e flagelos.
04 - Ribossomos: participam no processo de síntese de proteínas.
08 - Lisossomos: recuperação de ATP.
16 - Mitocôndrias: digestão celular.
32 - Complexo Golgiense: armazenamento do material genético da célula.
SOMA: 07 

9ª) Com relação aos organoides citoplasmáticos assinale V ou F.
1. (V) O retículo endoplasmático liso participa da síntese de hormônios.
2. (V) O retículo endoplasmático granular isola, nas cisternas, as proteínas que poderiam danificar o citoplasma.
3. (V) O complexo de Golgi participa da síntese de glicoproteínas
4. (V) Os Microtúbulos e microfilamentos participam do processo de exocitose.
5. (V) O complexo de Golgi participa da formação dos lisossomos e dos grânulos de secreção.

10ª) Nas células animais produtoras de muco, os grãos de secreção são liberados pelo
a) retículo endoplasmático rugoso.
b) retículo endoplasmático liso.
c) complexo golgiense.
d) vacúolo.
e) núcleo.

11ª) Relacione as colunas I e II, relativas às organelas e a uma de suas funções na célula e em seguida realize a soma dos itens corretos.

01.1 - E e 2 - D
02. 3 - A e 4 - B
04. 2 - C e 1 - D
08. 4 - C e 3 - B
SOMA: 06


12ª) Os lisossomos são organelas citoplasmáticas que se originam a partir do
a) centríolo.
b) retículo endoplasmático.
c) nucléolo.
d) complexo golgiense.
e) vacúolo.

13ª) Estão diretamente relacionadas com a síntese de carboidratos e a digestão, nessa ordem, as seguintes organelas celulares:
a) mitocôndria e ribossomos.
b) plastos e complexo golgiense.
c) plastos e lisossomos.
d) retículo endoplasmático e lisossomos.
e) ribossomos e retículo endoplasmático.


14ª) Explique como os lisossomos são formados na célula e descreva a sua função, relacionando-a com a fagocitose.
Os lisossomos são formados nas cisternas do Complexo Golgiense, onde suas enzimas são advindas do Retículo Endoplasmático Rugoso, empacotadas e secretadas. Após a fagocitose, os lisossomos se fundem ao fagossomo para constituir o Vacúolo Digestivo. 

CONTINUA EM OUTRA PÁGINA.
Professor Lyndon Johnson B. de Souza.

8 comentários :

  1. Parabéns! Sempre procurei o gabarito desse livro e nunca encontrei. Espero que você continue a atualizar. Obrigada!

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  2. Professor, estou estudando para o Enem usando esse livro (e os volumes 2 e 3). O senhor acha que devo complementar meus estudos com outro livro? Esse tem muita coisa desatualizada?
    Obrigada

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    1. Tenho certeza que o conteúdo dessa coleção é mais que suficiente para o ENEM, só procure ficar atenta aos temas atuais como a questão dos Biomas (esse ano é o tema da campanha da fraternidade) e a questão da "sexta extinção". Bons estudos.
      Professor Lyndon.

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  3. Lyndon, eu estava olhando as fotos da prática de hoje e lembrei de quando eu era sua aluna. Eu adorava as suas aulas, assim como todos os seus alunos, você consegue fazer a gente se encantar pela Biologia como ninguém. Naquele período eu, como estudante de pré-vestibular, jamais poderia imaginar dividir uma aula com vc, mesmo sendo prática. Isso é motivo de muito orgulho, satisfação e encantamento. O admiro muito e tenho em vc a motivação para continuar buscando aprimorar meus conhecimentos. Obrigada pelo carinho de sempre, pela confiança e por tudo de bom que vc me trouxe.
    Bjos..��
    Renata Patrícia Sousa
    Doutoranda em Biotecnologia-Renorbio
    Mestre em Ciência Animal
    Universidade Federal do Piauí

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  4. Professor que saudadeeeees, sempre que posso venho aqui aprender contigo, vc é o melhor da biologia, quando eu conquistar minha aprovação quero comemorar ao seu ladoo também, porque vc fez e faz parte disso, te adoroooo! beijooos

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    1. Quem não sente falta de grandes alunos - como vc Sarinha - também? Espero que estejas bem! Não procure ser a melhor só procure dar o melhor de si. Bons estudos.

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  5. Oi professor Lyndon,
    você poderia me enviar as provas anteriores do vestibular de medicina da FACID?
    meu email é ecillamiranda@gmail.com

    Obrigada ;)

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