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          FACID 2013.1 - Biologia Comentada - Lyndon Johnson Batista de Souza*


1º) (FACID 2013.1) Várias são as hipóteses acerca da origem da vida na Terra. A Terra formou-se há cerca de quatro a cinco bilhões de anos. Há fósseis de criaturas microscópicas de um tipo de bactéria que prova que a vida surgiu há cerca de três bilhões de anos. Em algum momento, entre estas duas datas – a evidência molecular indica que foi há cerca de quatro bilhões de anos - deve ter ocorrido o incrível acontecimento da origem da vida. Em relação às condições da Terra primitiva é correto afirmar que
(www.lidianenoberto.blogspot.com)
A) em hipótese alguma, existia a possibilidade da presença de água uma vez que não havia processo respiratório ainda.
B) a síntese de substâncias orgânicas teria ocorrido na superfície de rochas, já que a argila quente agiria como um catalisador.
C) os coacervados seriam minúsculas bolsas, contendo RNA, delimitadas por membranas constituídas por polímeros ou moléculas lipídicas.
D) com a necessidade da existência de uma molécula com a capacidade replicadora, surgem as ribozimas que eram enzimas de natureza proteica.
E) se considerarmos a hipótese autotrófica, os primeiros seres vivos teriam produzido o próprio alimento a partir da conversão da energia luminosa em química.

Tema: A Origem da Vida
Tópico: O Ambiente Pré-Biótico
Gabarito: Letra B

Comentário
A Terra é bem mais antiga que a vida. Antes de surgirem às primeiras formas de vida, nosso planeta já possuía uma litosfera, e uma atmosfera definida. Apesar de discordâncias quanto à composição dessa atmosfera, a presença de água na forma de vapor é certa. Existem pelo menos duas hipóteses a respeito de qual seria o ambiente pré-biótico ideal para a síntese de substâncias orgânicas: (1) a de uma “sopa” molecular em um oceano primitivo e (2) a de um substrato sólido. A primeira hipótese é clássica, lançada independentemente por Oparin e Haldane, a segunda, tem como um árduo defensor o químico alemão Günter Wächtershäuser. A existência de ciclos de polimerização e catálise, do ponto de vista cinético, é mais facilmente explicada sobre um substrato sólido, onde as interações entre as moléculas poderiam ocorrer de uma forma mais organizada e específica. Assim sendo, a superfície das rochas com a argila quente atuando nas catálises ou mesmo a pirita (sulfeto de ferro, o chamado “ouro dos tolos”), seriam os ambientes mais prováveis. É bom lembrarmos que os coacervados não possuem material genético e que as ribozimas são de natureza ribonucleica. Se considerarmos a hipótese autotrófica para a Origem da Vida, os primeiros seres vivos realizariam quimiossíntese produzindo matéria orgânica a partir da oxidação de compostos inorgânicos tais como amônia, ferro, nitrito e enxofre.

2º) (FACID 2013.1) A bioquímica é a ciência que estuda não somente as estruturas moleculares como também as diversas reações executadas pelas substâncias existentes para a manutenção da vida. Observe a reação abaixo:
 Após a análise da reação verifica-se que a substância A” é um precursor da molécula resultante, como mostra o esquema. A substância A” é um(a)
A) Carotenoide.
B) Proteína.
C) Carboidrato.
D) Vitamina.
E) Sal mineral.

Tema: Bioquímica
Tópico: A Natureza Química das Biomoléculas
Gabarito: Letra A

Comentário
Alimentos de origem vegetal (mamão, abóbora e cenoura) contêm betacaroteno (provitamina A), um pigmento carotenoide antioxidante precursor da vitamina A, que após a ingestão é clivado no intestino em duas moléculas de retinal. A maioria desse retinal sofre redução por ação de uma enzima da mucosa intestinal (retinaldeído redutase) originando o retinol. Uma pequena parcela do retinal é oxidada a ácido retinoico. A questão exige atenção do vestibulando, pois é cobrado a natureza química da molécula precursora de retinal, retinol e ácido retinoico, que são as três formas biologicamente ativas da vitamina A.

3º) (FACID 2013.1) Fazendo uma analogia com o corpo humano e os órgãos, as células seriam o corpo e as organelas os respectivos órgãos. As organelas são estruturas presentes e imersas no fluido citoplasmático que executam funções diretamente relacionadas ao metabolismo celular. Num experimento em laboratório, um cientista tratou uma célula animal com uma série de aminoácidos marcados. Após um determinado tempo, detectou-se aminoácidos nas organelas
A) Ribossomos, Lisossomos e centríolos.
B) Centríolo, mitocôndria e retículos agranulosos.
C) Mitocôndrias, ribossomos, retículos granulosos.
D) Hidrogenossomos, retículo granuloso, mitossomos.
E) Retículos agranulosos, retículos granulosos e lisossomos.

Tema: Citologia
Tópico: Organelas Celulares
Gabarito: Letra C

Comentário
O gabarito deverá ser a alternativa que contemplar organelas que tenham a capacidade de realizar a síntese proteica. Os aminoácidos marcados inseridos na célula animal, serão encontrados em tais organelas, compondo os polipeptídeos. Centríolos e retículos agranulosos não produzem proteínas. Hidrogenossomos e mitossomos não são encontrados em células animais. Apesar dos lisossomos não realizarem a síntese de proteínas, é possível que os aminoácidos marcados apareçam em seu interior integrando as enzimas hidrolíticas que os compõem. Mitocôndrias, ribossomos e retículos endoplasmáticos granulosos são organelas presentes em células animais dotadas de biossíntese proteica.

4º) (FACID 2013.1) As manifestações neoplásicas ou cânceres são consequências de uma divisão celular descontrolada. O processo de multiplicação das células é regulado por uma série de genes e proteínas. 
(www.investirdinheiro.org)
Considerando a atividade de divisão celular e o câncer, é correto afirmar que
A) a origem das células cancerígenas está relacionada com alterações de proteínas e não dos genes.
B) durante o surgimento do câncer, os genes supressores de tumor estão ativos contribuindo com a rápida multiplicação das células.
C) a metástase representa o abandono das células cancerosas, pelo sangue, e a instalação em outros órgãos sempre de mesma origem embrionária.
D) a condição “imortal” das células cancerígenas pode ocorrer em função da ação da enzima telomerase que ao repor os telômeros permite a divisão celular continuamente.
E) os pontos de checagem presentes na interfase e mitose responsáveis pela “vigília celular”, entrarão em ação apenas na detecção de alterações no RNA transcrito.

Tema: Citologia
Tópico: Câncer
Gabarito: Letra D

Comentário
O câncer é um distúrbio genético de herança multifatorial caracterizado por alterações em genes que controlam o crescimento e a proliferação celular. Mutações em duas grandes classes de genes estão envolvidas no estabelecimento do câncer: os proto-oncogenes e os genes supressores tumorais. Os proto-oncogenes são ativados, originando os oncogenes, por mutações que causam a ativação excessiva da promoção do crescimento. Já os genes supressores tumorais limitam o crescimento, portanto a sua inativação permite um crescimento inadequado. Subsequentemente, o clone de células gera um tumor. Em alguns casos, as células desse tumor primário migram através do sangue ou da linfa para outros órgãos independentemente de sua origem embrionária (metástase). Enquanto as células sadias sofrem apoptose após um número definido de mitoses por conta do desgaste de seus telômeros, as células cancerosas adquirem “imortalidade” por ativarem a enzima telomerase que reconstituem os telômeros após as divisões. A ação dos Check Point G1 e G2 é bastante diversificada, pois atuam na verificação das condições do meio, conferem se a célula já cresceu o suficiente e revisam se material genético possui erros.

5º) (FACID 2013.1) O celoma é uma cavidade na qual armazena algumas estruturas durante o desenvolvimento embrionário. A maioria dos animais possui esse compartimento, que no caso dos vertebrados é substituído, futuramente, por outras cavidades como a torácica e abdominal por exemplo. No embrião de um cordado, o celoma é revestido pelo:
A) Mesentoderma.
B) Hipômero.
C) Mesômero.
D) Epímero.
E) Endoderma.

Tema: Embriologia
Tópico: Organogênese
Gabarito: Letra B

Comentário
Neurula: início da organogênese
Ao longo do desenvolvimento embrionário, o folheto germinativo mesodérmico forma em seu interior a cavidade celomática. Após a formação do celoma, a mesoderme diferencia-se em três regiões: epímero, mesômero e hipômero. Ao final da neurulação, no epímero e no mesômero, o celoma desaparece e ocorre a formação de blocos regulares (somitos). Já o hipômero não se segmenta, porém conserva a cavidade celomática em seu interior agora ventralmente constituído por duas lâminas: a somatopleura (mais externa, próxima da ectoderme) e a esplancnopleura (mais interna, próxima a endoderme). Portanto no embrião de um cordado, o celoma é revestido pelo hipômero.

6º) (FACID 2013.1) A condução do impulso nervoso no decorrer de uma fibra é seguida de modificações nos canais iônicos da membrana, o que ocasiona entrada de sódio e saída de potássio. Um fato curioso é que logo que uma célula nervosa conduz impulso nervoso, ela atinge o período refratário absoluto que

Disponível em www.sogab.com.br
A) é a manutenção dos canais iônicos sempre abertos, estimulando assim uma condução de impulsos.
B) corresponde ao tempo em que a célula permanece inexcitável apesar de ser fornecido um estímulo.
C) é o mesmo que hiperpolarização, onde um neurônio fica com o excesso de cargas positivas na parte externa.
D) indica que o estímulo fornecido foi bem aquém do limiar excitatório, dificultando assim a novas conduções de impulsos.
E) representa o fenômeno de bidirecionalidade, no qual um neurônio conduz impulso nervoso tanto do corpo celular para o axônio, como do axônio para o corpo celular.

Tema: Histologia Animal
Tópico: Tecido Nervoso
Gabarito: Letra B

Comentário
Quando um neurônio está em repouso, existe uma diferença de potencial elétrico em sua membrana gerando carga positiva na face externa e negativa na face interna (membrana polarizada). Quando um estímulo chega ao neurônio, os canais de sódio se abrem e estes migram para o citoplasma promovendo a inversão de polaridade da membrana. Quando o teor de sódio no interior da célula atingir um determinado valor, esses canais se fecham ao mesmo tempo em que as portas dos canais de potássio se abrem propiciando a saída desses íons repolarizando a célula. A bomba de sódio e potássio entra em ação para ajustar e reestabelecer o equilíbrio normal desses íons. Esse movimento coordenado de íons sódio e potássio através da membrana plasmática de um neurônio é chamado de potencial de ação. Quando uma área é despolarizada/repolarizada e o potencial de ação se move para a próxima área, há um pequeno intervalo de tempo antes que aquela primeira área possa ser despolarizada de novo, é o que se chama de período refratário. Esse curto período de tempo é importante para impedir que o potencial de ação se mova para trás, e mantenha seu fluxo unidirecional sempre do corpo celular para o axônio. O período refratário pode ser absoluto (canais de sódio inativos, ou seja, pode chegar estímulo à vontade que não vai ocorrer potencial de ação) ou relativo (alguns canais estão funcionando e, portanto estímulos supralimiares conseguem gerar potencial de ação).

7º) (FACID 2013.1) A preocupação e interesse em classificar e dar nomes aos seres vivos vêm de muito tempo. A primeira tentativa de classificação ocorreu aproximadamente três séculos antes de Cristo, quando Aristóteles agrupou os animais em “com sangue vermelho” e “sem sangue vermelho”. A partir daí vários outros cientistas propuseram critérios para classificar seres vivos. Somente no século XVIII (1707-1778) é que o nobre cientista Carl Von Linné deu uma noção mais precisa de classificação dos seres vivos em seu livro Sistema Naturae inclusive o sistema binomial para nomear os seres vivos.
Disponível em www.dererummundi.blogspot.com
Em relação aos princípios referentes aos estudos propostos por Lineu é CORRETO afirmar que:
A) Caso dois indivíduos pertença a mesma classe, taxonomicamente poderão pertencer à mesma ordem.
B) O nobre, cientista em destaque, baseava-se nos princípios evolutivos utilizando o sistema natural para poder classificar os seres vivos.
C) No sistema de Lineu o gênero era considerado a unidade básica de classificação, o qual compreendia seres bem semelhantes a um tipo imutável.
D) A princípio Lineu propôs somente um Reino em seu esquema, o Animalia, por isso que, nos estudos, utilizava, somente, animais para exemplificar as principais regras.
E) Na grafia de um nome específico, o primeiro termo significa o epíteto genérico e o segundo o epíteto específico, sendo o primeiro, podendo ser escrito com inicial minúscula.

Tema: Taxonomia
Tópico: Escolas Taxonômicas
Gabarito: Letra A

Comentário
No sistema de classificação biológica, quando dois organismos pertencem a um dos sete Táxons principais (Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie), obrigatoriamente eles também pertencem ao(s) Táxon(s) imediatamente mais abrangente que eles. Por exemplo, se dois animais são de uma mesma Classe, isso significa dizer que eles também pertencerão aos mesmos Filo e Reino, porém podem pertencer ou não aos Táxons menos abrangentes que eles, como Ordem ou Família por exemplo. Apesar do título da publicação “Systema Naturae”, a escola taxonômica lineana era tipológica, fixista e adotava um sistema artificial de classificação não se preocupando com o parentesco entre os indivíduos. Lineu, fortemente influenciado pela lógica aristotélica, adotava dois grandes Reinos de seres vivos – Animal e Vegetal – onde a espécie era a unidade básica de classificação. Na grafia científica, o Gênero sempre é escrito com letra inicial maiúscula.

8º) (FACID 2013.1) Todas as bactérias que não são arqueobactérias são eubactérias. Provavelmente esses seres tenham sido os mais primitivos. De organização bem simples, as bactérias possuem algumas semelhanças com as células dos eucariontes. A figura abaixo mostra um desses seres:
Baseando-se nas características desses seres vivos, podemos afirmar que:
Disponível em www.microbiosdetrigoso.blogspot.com
A) A reprodução por divisão binária, como origina duas células filhas, é considerada uma mitose.
B) Da mesma forma que um vírus, esses seres necessitam de uma célula hospedeira para reproduzir.
C) A estrutura flagelar na bactéria acima, responsável pela defesa e locomoção, tem sua origem a partir da organela conhecida por centríolos.
D) A organela citoplasmática ribossomos, embora estruturalmente diferente dos eucariontes, responde também pela síntese de proteínas.
E) O plasmídio, molécula de DNA circular, contém mais genes que o único cromossomo bacteriano, sendo esses genes responsáveis pelo metabolismo celular.

Tema: Microbiologia
Tópico: Bactérias
Gabarito: Letra D

Comentário
Bactérias não sofrem mitose, meiose nem apoptose. Não possuem organelas membranosas nem centríolos (seu flagelo surge da polimerização da proteína flagelina). Embora existam algumas bactérias parasitas intracelulares obrigatórias (Clamídias e Rickéttsias), isso não é uma caraterística geral do grupo. Nos Moneras, as principais estruturas celulares ficam por conta do grande cromossomo dotado de DNA circular, dos ribossomos 70S e dos plasmídeos que possuem alguns genes para resistência aos antibióticos.

9º) (FACID 2013.1) Mesmo se tratando de uma doença muito antiga, a malária continua sendo um dos maiores entraves na saúde publica. Estima-se que aproximadamente 300 milhões de pessoas nas áreas tropicais e subtropicais do planeta sejam afetadas, representando assim um índice de mortalidade de mais um milhão de pessoas por ano.
Disponível em www.sobiologia.com.br
Em relação à doença, marque a alternativa CORRETA:
A) A infecção malárica inicia-se quando os trofozoítos infectantes são inoculados nos humanos pelo mosquito anofilíneo.   
B) O causador da malária pertence ao gênero Plasmodium e filo Apicomplexa, mesmo filo de protozoários como o Toxoplasma e o Balantidium.
C) Do ponto de vista profilático, faz-se necessário o uso de repelentes, de cortinados, de telas e também é necessário evitar o contato com o mosquito e água contaminada.
D) O desenvolvimento intraeritrocítico do parasita dá se por esquizogonia, um processo de reprodução sexuada que aumenta a variabilidade genética do protozoário.
E) O processo de recombinação genética do protozoário ocorre no interior do mosquito, precisamente, com a união dos gametas, sendo assim considerado hospedeiro definitivo.

Tema: Microbiologia
Tópico: Protozooses
Gabarito: Letra E

Comentário
A malária tem como agente etiológico o protozoário Plasmodium spp do Filo Apicomplexa o qual também abriga o Toxoplasma gondii causador da toxoplasmose (o Balantidium pertence a um outro Filo). É classicamente transmitida pela picada do mosquito anofilíneo, situação em que transmite os esporozoítos, suas formas infectantes. Uma vez dentro das hemácias tais microorganismos se produzem assexuadamente por esquizogonia. O mosquito é considerado o hospedeiro definitivo pelo fato de ocorrer reprodução sexuada do protozoário em seu interior. Evitar contato com a água contaminada não é considerada uma medida profilática para a malária.

10º) (FACID 2013.1) “Répteis penados – isto é, as aves”.
Disponível em www.aguilaharpia.org
É muito mais prático compreender as aves como se fossem répteis alados com penas. Acreditam que esses cordados vieram de um grupo de dinossauros, conhecidos por ornitisquianos. Esses graciosos animais, as aves, são seres de fácil reconhecimento não somente pela coloração como também pelos encantadores cantos, prova viva do isolamento reprodutivo. Em se tratando dos dias atuais, que característica presente nas aves não se relaciona aos répteis:
A) Os anexos embrionários.
B) A quantidade de nervos cranianos.
C) O metabolismo como regulador da temperatura.
D) O tipo de rins com o principal excreto nitrogenado.
E) Fecundação interna com um ovo calcário e telolécito.

Tema: Zoologia
Tópico: Cordados
Gabarito: Letra C

Comentário
Muitas evidências anatômicas, fisiológicas e bioquímicas, fizeram com que compreendêssemos que as aves pertencem a um grupo de répteis, que na busca pela adaptação, desenvolveram penas e endotermia para a produção metabólica de calor. Com isso, as aves conseguem manter sua temperatura corporal e se diferenciar dos demais répteis.

11º) (FACID 2013.1) A propriedade do sangue de extrema importância para o transporte de gases é a relação reversível da hemoglobina com os gases oxigênio e gás carbônico. Baseando-se nos processos fisiológicos e bioquímicos da respiração humana é coerente afirmar que
A) não há relação do pH com a diminuição da afinidade do oxigênio pela hemoglobina.
B) o aumento do íon bicarbonato, principal forma de transporte do gás carbônico, leva a uma alcalose.
C) compostos como a desoxiemoglobina juntamente com o gás carbônico contribuem com a queda do pH sanguíneo.
D) à medida que o dióxido de carbono entra no sangue, aumenta a afinidade da hemoglobina com o oxigênio.
E) o aumento da temperatura torna mais forte a ligação entre a hemoglobina e o oxigênio, dificultando a oxigenação das células.

Tema: Fisiologia Animal
Tópico: Respiração
Gabarito: Letra B

Comentário
Desoxiemoglobina para oxiemoglobina
Quanto mais baixo o pH e, portanto mais ácido for o meio, menor a afinidade da hemoglobina pelo oxigênio (princípio do efeito Bohr). Quando a pO2 e o pH estão baixos, há conversão, nos tecidos de HbO2 em Hb (liberando O2 para as células), essa mesma Hb agora capta o íons H+ resultante da dissociação do H2CO3 formando HHb (hemoglobina reduzida ou desoxiemoglobina). O sangue atua como uma solução tampão regulando o equilíbrio ácido-base por meio da concentração de ácido carbônico (H2CO3 – leva a acidose) e de bicarbonato (HCO3- - leva a alcalose). À medida que o sangue vai ficando venoso a afinidade da hemoglobina pelo oxigênio diminui e a medida que o sangue vai ficando arterial a afinidade pelo oxigênio aumenta (cooperatividade positiva). A temperatura também influencia na afinidade da Hb pelo O2, pois quanto maior a temperatura menor afinidade da Hb pelo O2. Tal propriedade é muito importante por disponibilizar mais O2 quando ocorre aumento do metabolismo, facilitando com isso a oxigenação das células. A afinidade entre o oxigênio e a hemoglobina é também regulado por fosfatos orgânicos, tais como o 2,3 - bifosfoglicerato (2,3 BPG).

12º) (FACID 2013.1) O corpo vegetal é constituído de unidades morfologicamente reconhecíveis, as células. Dentro das massas celulares, os grupos de células divergem, formando assim tecidos com formas e funções bem distintas. O ______________ é considerado um tecido mecânico, portanto, sustentação, sendo que suas paredes são flexíveis e as células conservam protoplastos bem ativos até à maturidade. Já o _______________ é considerado um tecido de condução, sendo responsável pelo transporte de água a partir dos elementos traqueais.
Os tecidos que completam corretamente as lacunas, respectivamente, são:
A) Esclerênquima e xilema.
B) Meristema e floema.
C) Parênquima e floema.
D) Esclerênquima e periderme.
E) Colênquima e xilema.

Tema: Histologia Vegetal
Tópico: Caracterização Histológica
Gabarito: Letra E

Comentário
Tecido mecânico fornecendo suporte para sustentação, de paredes flexíveis e protoplastos ativos se encaixam perfeitamente com o colênquima. Já o tecido responsável pela condução de água pelos elementos traqueais corresponde ao xilema ou lenho.

13º) (FACID 2013.1) No cruzamento de um indivíduo duplo heterozigoto com um duplo recessivo, obteve-se como descendentes quatro classes fenotípicas na proporção de 38%, 38%, 12% e 12%. Sabendo-se que o indivíduo duplo heterozigoto apresenta os genes na posição cis. Em quanto por cento das células ocorreu a permutação?
A) 12%
B) 24%
C) 48%
D) 50%
E) 76%

Tema: Genética
Tópico: Linkage
Gabarito: Letra C

Comentário
A porcentagem de células que sofrem permutação durante a meiose equivale ao dobro da taxa de permutação. Como a taxa de permutação é 24% (soma dos recombinantes, 12% + 12%) a porcentagem das células que sofreram permutação é 48% (2 x 24%).

14º) (FACID 2013.1) No estudo de populações, sob o ponto de vista genético, é de fundamental importância a determinação das frequências gênicas. Com isso, fica fácil, segundo os cientistas Hardy e Weinberg, determinar as frequências dos demais genótipos. Imagine uma população, em equilíbrio de Hardy-Weinberg, que tenha a frequência do alelo dominante 4 vezes maior do que a frequência do alelo recessivo. Nessa população a frequência de indivíduos heterozigotos é de:
A) 16%
B) 20%
C) 32%
D) 64%
E) 80%

Tema: Evolução
Tópico: Genética das Populações
Gabarito: Letra C

Comentário
F(A) + F(a) = 1           Para F(A) = x e F(a) = y
F(A) = 4 . F(a)            X + Y = 1
                                    X = 1 – Y
X = 4Y
1 – Y = 4Y
5Y = 1
Y = 0,2 e X = 0,8
F(Aa) = 2 . 0,8 . 0,2
F(Aa) = 32%

15º) (FACID 2013.1) Em um ecossistema, existem vários tipos de interações entre os componentes das diversas espécies. Essas relações podem ser benéficas para ambos, só para um deles ou ainda maléficas para alguém. É comum observarmos, nas savanas, o leão-alfa utilizando se do trabalho das leoas a fim de obter benefício para si próprio. A essa relação dá-se o nome de:
A) Colônia.
B) Protocooperação.
C) Predatismo.
D) Esclavagismo.
E) Mutualismo.

Tema: Ecologia
Tópico: Relações Ecológicas
Gabarito: Letra D

Comentário
Esclavagismo é um tipo de relação ecológica onde um ser vivo se aproveita das atividades, do trabalho ou de produtos produzidos por outros seres vivos. Existem duas modalidades de esclavagismo: interespecífico e intraespecífico. A questão retrata claramente uma relação esclavagista intraespecífica praticada por leões.

*Biólogo, especialista em Genética & Evolução pela UFPI.

18 comentários :

  1. Respostas
    1. O desafio para a educação da nova era é desenvolver novos contextos de interação que denotem ao aprendiz a utilização, sobretudo, de alternativas criativas e estimulantes ao aprendizado. As ferramentas disponíveis hoje na Internet, desde que com as devidas adaptações e com seu uso resultando de uma estratégia de aplicação, oferecem um universo de possibilidades a ser explorado pelo educador que se propuser a sobrepor a fronteira da tecnologia para descobrir meios para o enriquecimento de sua atuação (BARBOSA & SERRANO).
      Professor Lyndon Johnson.

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  2. Pretendo prestar vestibular e já faz alguns anos que conclui o Ensino Médio. Adorei a disponibilização e os comentários das questões.

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  3. Tio Lyndon, não achei a prova comentada de 2013.2 e 2014.1!

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  4. Tioo, manda todas as provas que você tem pro email da turma.. Com todos os gabaritos!

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  5. Professor,o senhor pode mandar as provas da facid (2015.1 ; 2015.2 ; 2016.1) para o meu email?? ->luizalgoees@gmail.com

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  6. Professor,o senhor pode mandar as provas da facid (2015.1 ; 2015.2 ; 2016.1 ; 2016.2) para o meu email?? ->lilianaires@live.com

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  7. Professor, o senhor poderia enviar as provas da facid (2015.1 ; 2015.2 ; 2016.1) para o meu email? luanamoura25@gmail.com

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  8. Professor, o senhor pode mandar as ultimas provas da facid para o meu email? anacarlas1@hotmail.com

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  9. Professor se possível por favor me envie as provas que tem disponíveis da disciplina de biologia. Agradeço-lhe desde já. Email: ygorlbs_5@hotmail.com

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  10. Professor, o senhor pode mandar as ultimas provas da facid para o meu email? : laryhgomes@hotmail.com

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  11. Professor o senhor pode me enviar a provas da facid face dos ultimos 4 anos para o meu e-mail?
    Jaleaovet@hotmail.com
    Desde já agradeço!

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  12. Professor, poderia me enviar a prova da facid do ano de 2016
    EMAIL: Juliacarter3@outlook.com

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  13. Olá, gostaria que, se possível, o senhor me enviasse as provas anteriores da Facid para medicina. Email: annecarolinemesquita@hotmail.com

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  14. Oi, o senhor pode poor favor me enviar as provas passadas da facid medina?
    Email: rayaane.costa@gmail.com

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  15. Olá, gostaria que, se possível, o senhor me enviasse as provas anteriores da Facid para medicina.
    email:danielemoraes14@hotmail.com

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  16. Olá, se possível, o senhor poderia me enviar as provas passadas da Facid pra medicina?
    franciscosiarlen.redes2015@gmail.com

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