UEMA

           UEMA PAES 2013 - Biologia Comentada - Lyndon Johnson Batista de Souza*
Etapa - Prova Realizada em 11 de Novembro de 2012

UEMA - MA
1º) (UEMA 2013/1ª Fase) Apesar de não possuírem sistema nervoso, os vegetais são capazes de controlar seu desenvolvimento e crescimento, de acordo com as condições ambientais, e de reagir a estímulos, como luz, gravidade e contato. Essa reação é comandada por hormônios vegetais ou fitohormônios cujas ações podem acelerar o crescimento, tornando as plantas anormalmente altas e descoloridas, com tendência a tombar, retardar seu envelhecimento, além de bloquear seu crescimento no inverno em resposta às condições adversas. Os fitohormônios atuantes em cada uma das atividades resultantes de suas ações são, respectivamente,
A) citocininas, giberilinas, auxinas.
B) citocininas, auxinas, giberilinas.
C) auxinas, ácido abscísico, giberilinas.
D) ácido abscísico, auxinas, citocininas.
E) giberilinas, citocininas, ácido abscísico.

Tema: Fisiologia Vegetal
Tópico: Hormônios Vegetais
Gabarito: Letra E

Comentário
Embora as giberelinas não tenham se tornado conhecidas pelos cientistas americanos e britânicos antes de 1950, elas haviam sido descobertas anos antes pelos cientistas japoneses. Os agricultores da Ásia, plantadores de arroz, conheciam perfeitamente os efeitos desse hormônio que acelerava o crescimento da planta excepcionalmente a ponto de tombar. Já as citocininas são hormônios famosos nos comércios de flores por conta de retardar o envelhecimento das plantas. A adição de citocininas na água dos vasos faz com que as flores cortadas durem bem mais tempo. O ácido abscísico é o principal responsável pelo bloqueio do crescimento das plantas no inverno. Ele também é responsável pelas alterações que a planta sofre quando colocada em condições adversas. Por exemplo, quando o suprimento de água de uma planta diminui, a concentração de ácido abscísico aumenta muito nas folhas. Isso faz com que as células-guarda dos estômatos eliminem potássio e se tornem flácidas, fechando a abertura estomática.

2º) (UEMA 2013/1ª Fase) Segundo um estudo recente, paleontólogos britânicos e canadenses rastrearam as origens dos seres humanos e de outros vertebrados, a partir do fóssil que nadava nos oceanos há 500 milhões de anos. Uma nova análise de fósseis determinou que o extinto “Pikaia gracilens” é o membro conhecido mais primitivo dos cordados, que inclui os descendentes atuais, conhecidos como peixes, anfíbios, aves, répteis e mamíferos.
Disponível em: <http://www.em.com.br/pp/noticia/tecnologia>. Acesso em: 06/032012 (adaptado).
Com relação a esse grupo de animais atuais, as características típicas, durante o desenvolvimento embrionário, são as seguintes:
A) tubo nervoso apical, notocorda, fendas laringianas e cauda pós-anal.
B) tubo nervoso lateral, notocorda, fendas branquiais e cauda pós-anal.
C) tubo nervoso dorsal, notocorda, fendas faringianas e cauda pós-anal.
D) tubo nervoso apical, coluna vertebral, fendas laringianas e cauda anal.
E) tubo nervoso dorsal, coluna vertebral, fendas faringianas e cauda anal. 

Tema: Zoologia
Tópico: Cordados
Gabarito: Letra C

Comentário
O Filo Chordata apresenta como características típicas o tubo nervoso dorsal, notocorda, fendas faringianas e cauda pós-anal.

3º) (UEMA 2013/1ª Fase) Plantas que vivem preferencialmente em lugares úmidos e sombreados e que dependem da água para fecundação são conhecidas como briófitas e pteridófitas. Quanto aos vasos condutores, quanto à presença ou ausência de sementes e de frutos, esses vegetais caracterizam-se por serem, respectivamente,
A) avasculares, sem sementes e sem frutos; vasculares, sem sementes e sem frutos.
B) vasculares, sem sementes e sem frutos; avasculares, sem sementes e sem frutos.
C) avasculares, com sementes e sem frutos; vasculares, sem sementes e com frutos.
D) vasculares, com sementes e com frutos; avasculares, com sementes e com frutos.
E) avasculares, sem sementes e com frutos; vasculares, com sementes e sem frutos.

Tema: Grupos Vegetais
Tópico: Criptógamas
Gabarito: Letra A

Comentário
O termo “criptógama” (do grego kriptos, escondido, e gamos, casamento) significa “órgãos reprodutivos escondidos, não evidentes”. As criptógamas compreendem as briófitas e as pteridófitas e são caracterizadas por não possuírem flores, sementes e frutos. Enquanto as briófitas são avasculares as pteridófitas são vasculares.

4º) (UEMA 2013/1ª Fase) Alguns animais são formados por diversos conjuntos de células que executam funções especializadas como aquelas que lhes permitem sentir frio e calor. No ser humano, por exemplo, o tecido especializado, que envolve órgãos internos como fígado e baço, é, predominantemente, do tipo conjuntivo
A) hematopoiético.
B) modelado.
C) adiposo.
D) denso.
E) frouxo.

Tema: Histologia Animal
Tópico: Tecido Conjuntivo
Gabarito: Letra D

Comentário
TCPD fibroso
O TCPD denso não modelado ou fibroso (figura ao lado) é composto por fibroblastos, fibrócitos e muitas fibras colágenas entrelaçadas, dando resistência e elasticidade. Esse tecido constitui a derme e as cápsulas que envolvem diversos órgãos internos, como rins, baço, fígado e testículos. Apesar de ser resistente, esse tecido não tem uma forma definida, acompanhando a forma do órgão do qual faz parte. As fibras colágenas são formadas por proteínas colágenas produzidas a partir dos fibroblastos.  

5º) (UEMA 2013/1ª Fase) O documento Zero da ONU para a Rio+20 é ainda refém do velho paradigma da dominação da natureza para extrair dela os maiores benefícios possíveis para os negócios e para o mercado. Através dele e nele, o ser humano deve buscar os meios de sua vida e de subsistência. A economia verde radicaliza esta tendência, pois, como escreveu o diplomata e ecologista boliviano Pablo Sólon, ela busca não apenas mercantilizar a madeira das florestas, mas também sua capacidade de absorção de dióxido de carbono. Tudo isso pode se transformar em bônus negociáveis pelo mercado e pelos bancos.
Disponível em: <http://www.jb.com.br/leonardo-boff/noticias>. Acesso em: 11/12/2012 (adaptado).
Com base na afirmação de Pablo Sólon, a economia verde, além do desmatamento, tem forte preocupação com a
A) contaminação por fosforados.
B) contaminação por mercúrio.
C) contaminação das águas.
D) poluição do solo.
E) poluição do ar. 

Tema: Ecologia
Tópico: Desenvolvimento Sustentável
Gabarito: Letra E

Comentário
Economia Verde
Extrair os recursos naturais de uma forma sustentável tem sido fator de pesquisas e discussões no mercado e nas cúpulas de meio ambiente. A economia verde é um sistema econômico revolucionário que se preocupa com a extração sustentável dos recursos naturais, a reciclagem de bens de consumo e a qualidade do ar. Em épocas de preocupações com as mudanças climáticas, tem sido urgente uma profunda análise e elaboração de novos processos produtivos que mitiguem os efeitos do aquecimento global e da produção industrial tradicional e devastadora. A Economia Verde foi um dos principais temas da Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável), realizada na cidade do Rio de Janeiro em junho de 2012.

6º) (UEMA 2013/1ª Fase) Vitaminas são substâncias que o organismo não consegue produzir, mas que são essenciais para o seu bom funcionamento. A carência dessas substâncias pode causar enfermidades diversas. A ruptura da mucosa da boca, dos lábios e da língua relaciona-se à falta da vitamina
A) ácido fólico.
B) riboflavina.
C) tocoferol.
D) tiamina.
E) retinol.

Tema: Bioquímica
Tópico: Vitaminas
Gabarito: Letra B

Comentário
A vitamina B2 (antiga vitamina G) – riboflavina – auxilia no metabolismo das gorduras, açúcares e proteínas, sendo importante para a saúde dos olhos, pele, boca e cabelos. A deficiência em riboflavina provoca ruptura na mucosa da boca, dos lábios e da língua, condição conhecida como queilose, bem como inflamações das gengivas. Tal vitamina é necessária na síntese de FAD (Flavina-Adenina Dinucleotídeo), um cofator envolvido nas reações de oxidação e redução, presente em diversas rotas do metabolismo energético.

7º) (UEMA 2013/1ª Fase) O conhecido “teste do pezinho” é realizado com uma gota de sangue retirada do pé de recém-nascidos. Essa prática visa diagnosticar a capacidade que a criança possui de metabolizar determinado aminoácido cujo acúmulo pode causar doença grave no organismo.
AMABIS, J. M.; MARTO, G. R. Biologia. v. 1. SP: Moderna, 2010.
Na informação acima, há referência ao aminoácido denominado
A) fenilalanina.
B) metionina.
C) histidina.
D) leucina.
E) valina.

Tema: Bioquímica
Tópico: Aminoácidos
Gabarito: Letra A

Comentário
O teste do pezinho passou a ser obrigatório pela legislação brasileira desde 1990. Sua finalidade é determinar, por meio de uma análise clínica, se a enzima fenilalanina hidroxilase está presente ou não nos neonatos. As crianças saudáveis carregam pelo menos uma cópia do alelo dominante que expressa à referida enzima, porém um em cada dez mil recém-nascidos tem genótipo recessivo, ou seja, por não biosintetizarem a enzima são incapazes de metabolizar o aminoácido essencial fenilalanina. O acúmulo de fenilalanina afeta drasticamente o sistema nervoso provocando um sério retardo mental.

8º) (UEMA 2013/1ª Fase) O Nitrogênio é fundamental para a sobrevivência dos seres vivos, pois faz parte da composição de substâncias importantes como os ácidos nucleicos. Como esse elemento químico está presente na atmosfera na forma N2, não pode ser usado diretamente, devendo ser convertido à amônia (NH3).
LINHARES, S.; GEWANDSNAJDER, F. Biologia hoje. v. 3. São Paulo: Ática, 2011.
A formação da amônia presente no solo, processo conhecido por amonificação, é feita a partir da
A) oxidação de nitrito por bactérias nitrosas.
B) redução de resíduos líquidos por fermentação.
C) decomposição de matéria orgânica por fungos e bactérias.
D) decomposição de glicídios com liberação de N2.
E) fermentação anaeróbia de nitratos por bactérias nítricas.

Tema: Ecologia
Tópico: Ciclos Biogeoquímicos
Gabarito: Letra C

Comentário
Amonificação é a liberação de amônia durante o processo de decomposição da matéria orgânica realizado por bactérias e fungos presentes no solo. No processo, ocorre desaminação de aminoácidos levando à formação de amônia.
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UEMA - MA
    2ª Etapa - Prova Discursiva Realizada em 16 de Dezembro de 2012
1º) (UEMA 2013/2ª Fase) A preocupação com o meio ambiente tomou conta dos meios de comunicação, das escolas e até mesmo das indústrias. São vários os problemas apontados por organizações ambientais como World Wide Fund (WWF) e mesmo por órgãos governamentais, como a Organização das Nações Unidas (ONU). Na lista dos principais problemas ambientais da atualidade, estão questões como aquecimento global, desmatamento e extinção de espécies, diminuição dos recursos hídricos, consumo e lixo. Quanto ao lixo, conceitue-o e cite duas alternativas de destinação adequadas aos resíduos sólidos urbanos.

Tema: Ecologia
Tópico: Poluição

Comentário
Lixo é todo material sem utilidade produzido pela humanidade e que, portanto é jogado fora. Duas alternativas bastante viáveis para o destino dos resíduos sólidos seriam a reciclagem (transformar o resíduo, antes inútil, em matérias-primas para a fabricação de novos produtos) e a compostagem (transformar a parte orgânica do lixo em adubo).

2º) (UEMA 2013/2ª Fase) Há menos de 400 anos, um vasto mundo novo foi descoberto pela humanidade: o mundo microscópico (AMABIS & MARTHO, 2010). O advento da microscopia entusiasmou os pesquisadores Schleiden & Shwann a proporem a Teoria Celular, uma das mais importantes generalizações da Biologia. Essa teoria se apoia em premissas fundamentais. Cite duas delas.

Tema: Citologia
Tópico: Teoria Celular

Comentário
I – Todos os seres vivos são formados por células, portanto, elas são as unidades morfológicas dos seres vivos.
II – As atividades essenciais que caracterizam a vida ocorrem no interior das células, portanto, elas são as unidades fisiológicas dos seres vivos.

3º) (UEMA 2013/2ª Fase) Genética de populações estuda como mudam, ao longo do tempo, a frequência de alelos de uma população. Há vários fenômenos associados a essa área da ciência. Identifique aquele que ocorre quando a mudança de frequência não acontece por mutação ou seleção natural, mas por acidente. Caracterize-o.

Tema: Evolução
Tópico: Genética das Populações

Comentário
O acaso na alteração da frequência gênica  
Eventos ao acaso que afetam as frequências alélicas provocam aquilo que se chama deriva genética. Esse processo ocorre em todos os loci de todas as populações, mas seu efeito é mais expressivo naquelas de pequeno tamanho. Fatores climáticos (chuvas torrenciais, nevascas, granizos e vendavais), terremotos, predação diferencial intensa e outros fatores não previsíveis podem resultar no desaparecimento de uma grande parcela dos membros de uma população, modificando de uma forma drástica e aleatória as frequências gênicas em relação às originais. Um exemplo contundente seria a colisão de um meteoro com a Terra (península de Yulcatan, no México), há milhões de anos, reduzindo drasticamente o “banco” genético da época.

4º) (UEMA 2013/2ª Fase) Darwin não sabia explicar como as variações podiam ser transmitidas aos descendentes nem como elas apareciam. No entanto, nas primeiras décadas do século XX, elaborou-se uma síntese entre o darwinismo, as leis de Mendel e o que se descobrira a respeito das mutações. Cite dois princípios dessa Teoria atual ou Sintética em Evolução.

Tema: Evolução
Tópico: Teorias Evolutivas

Comentário
O surgimento da Genética e seu grande desenvolvimento no início do século XX permitiram reinterpretar a teoria evolucionista de Darwin à luz das novas descobertas sobre a hereditariedade. Durante as décadas de 1930 e 1940, os novos conhecimentos genéticos foram incorporados às ideias darwinianas em uma “síntese evolucionária”, da qual resultou uma teoria mais abrangente e mais consistente, que ficou conhecida como Teoria Moderna da Evolução ou Teoria Sintética da Evolução (por ser o resultado da fusão das ideias independentes de três grandes pesquisadores – os ingleses R. A. Fisher e J.B.S. Haldane e o norte americano Sewall Wright). Os dois princípios que regem tal teoria seriam:
a) O mecanismo evolutivo deve ser explicado por meio de alterações no patrimônio genético das populações.
b) Os princípios de variabilidade genética (mutações, recombinações e segregações independentes) promovem o polimorfismo sobre o qual atua a seleção natural.

5º) (UEMA 2013/2ª Fase) Taxonomia (do grego taxis = arranjo, ordem; nomo = lei) refere-se à parte da Biologia que identifica os seres vivos, os nomeia e os classifica. Como essa ciência pode contribuir com o conhecimento das Ciências Biológicas? Justifique.

Tema: Classificação Biológica
Tópico: Princípios Taxonômicos

Comentário
A Taxonomia é a parte da sistemática que se ocupa das regras e dos princípios a serem usados para comunicar os resultados da análise sistemática. Por meio da Taxonomia realiza-se o batismo das espécies biológicas, seus posicionamentos em Táxons e com isso suas classificações. Essa importante área do conhecimento veio facilitar a comunicação entre os pesquisadores por meio da adoção de uma nomenclatura universal; compreender as dimensões da biodiversidade bem como os processos de adaptação e evolução.

6º) (UEMA 2013/2ª Fase) Anexos embrionários são estruturas que não fazem parte do corpo do embrião propriamente dito, mas são essenciais ao seu desenvolvimento. No caso dos répteis, adaptações à vida terrestre como fecundação interna com posterior liberação de ovos para se desenvolverem no meio externo foram fundamentais para seu sucesso evolutivo. Qual anexo embrionário está relacionado diretamente a essa adaptação?

Tema: Biologia do Desenvolvimento
Tópico: Anexos Embrionários

Comentário
Durante o processo adaptativo à vida terrestre, a fecundação passou a ser interna com posterior liberação de ovos para se desenvolverem no meio externo. Para tanto, foi primordial a existência de uma bolsa cheia de líquido que envolvesse e protegesse o embrião da dessecação e de eventuais choques mecânicos. Portanto foi o ÂMNIO que possibilitou as condições ideais para o desenvolvimento embrionário e com isso a independência da água para reprodução. Foi tão marcante o aparecimento de um ovo amniótico que os animais que o possuem são denominados genericamente amniotas.

7º) (UEMA 2013/2ª Fase) A fibrose cística é causada pelo mau funcionamento de uma proteína responsável pelo transporte do íon cloreto para fora da célula.
a) Em que parte da célula está localizada essa proteína defeituosa?
b) Quais as consequências para as vias respiratórias dos indivíduos com essa doença?

Tema: Citologia
Tópico: Fisiologia Celular

Comentário
Pulmão - vítima de FC
a) A fibrose cística (ou mucoviscidose) é uma doença genética hereditária caracterizada por uma alteração autossômica recessiva, precisamente pela ausência de uma sequência de três nucleotídeos no cromossomo de número 7 da espécie humana. Essa deleção é responsável pelo distúrbio da síntese de uma proteína inserida na bicamada lipoproteica celular, na membrana plasmática, afetando a capacidade no transporte (entrada e saída) de água e sais minerais (íons cloro e sódio) em tecidos orgânicos constituintes das vias respiratórias.
b) A principal consequência dessa patologia está relacionada ao funcionamento metabólico de algumas glândulas (exócrinas) produtoras de mucopolissacarídeo, provocando abundante secreção deste fluido viscoso nas vias aéreas, impedindo ou mesmo dificultando a passagem de ar pelos pulmões. Em decorrência da obstrução, o organismo passa a reter bactérias e fungos, proporcionando o aparecimento de infecções crônicas no aparelho respiratório, ou generalizadas, difundindo-se para outros órgãos.

8º) (UEMA 2013/2ª Fase) O Filo Mollusca é o segundo maior do Reino Animal, perdendo, apenas, para o Filo Arthropoda. Com base na morfologia e fisiologia, os moluscos foram organizados em classes, dentre elas, a Gastropoda.
a) Em quais ambientes vivem os animais pertencentes a essa Classe?
b) Por que são chamados de Gastrópodes?

Tema: Zoologia
Tópico: Filo Mollusca

Comentário
Gastópodes: estômago junto ao pé
a) Os moluscos da classe Gastropoda compreendem o maior número de espécies e possuem a maior diversidade de hábitats, sendo a única com representantes em três tipos de ambientes: marinho, de água doce e de terra firme.
b) O nome da Classe Gastropoda refere-se ao fato de o saco visceral, que contém o estômago, localizar-se diretamente sobre o grande pé musculoso. Os representantes mais conhecidos são os caramujos, os caracóis e as lesmas. Muitos caracóis são hermafroditas porém não se autofecundam: é preciso um outro, com o qual ele possa se juntar e efetuar a troca de gametas masculinos.

 


  
*Biólogo, especialista em Genética & Evolução pela UFPI.

8 comentários :

  1. Muito boa resolução! Parabéns pelo site! Espero que continue transmitindo seu conhecimento através de resoluções de provas de vestibular e demais meios, uma forma nobre de auxiliar nós, estudantes.

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  2. Esse é meu eterno professor.Mestre,saudade das suas aulas. Parabéns pelo site. Abraço FOORTE!

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  3. Obrigado,professor,tava difícil de encontrar comentários tão bons e organizados sobre a prova da uema.

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  4. Ótimo. Dificil (impossivel) encontrar materiais de resolução da uema. Obg

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  5. Obrigada pela dedicação professor. Com certeza iremos divulgar o blog !!

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  6. Muito Obrigada professo pela dedicação. Continue nos ajudando que seu blog irá ganhar mais admiradores e com certeza será divulgado por mt mais pessoas. Abraço !!

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  7. Os comentários das questões são simplesmente completos! Muito obrigada por tamanha dedicação.

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  8. Agradeço muito pelas resoluções, estava meio enferrujado e o site me abriu a cabeça. Prestar vestibular e usando de últimos artifícios para me sair bem.

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