1º) (FUVEST 2013 – 1ª Fase) Louis Pasteur realizou experimentos
pioneiros em Microbiologia. Para tornar estéril um meio de cultura, o qual
poderia estar contaminado com agentes causadores de doenças, Pasteur mergulhava
o recipiente que o continha em um banho de água aquecida à ebulição e à qual
adicionava cloreto de sódio. Com a adição de cloreto de sódio, a temperatura de
ebulição da água do banho, com relação à da água pura, era ______. O
aquecimento do meio de cultura provocava _______.
As lacunas podem
ser corretamente preenchidas, respectivamente, por:
a) maior;
desnaturação das proteínas das bactérias presentes.
b) menor; rompimento
da membrana celular das bactérias presentes.
c) a mesma;
desnaturação das proteínas das bactérias.
d) maior;
rompimento da membrana celular dos vírus.
e) menor;
alterações no DNA dos vírus e das bactérias.
Tema: Microbiologia
Tópico: Princípios de
Esterilização
Gabarito: Letra A
Comentário
Ao adicionar sal à solução, Louis Pasteur aumentava o ponto de ebulição
da água. Quando a temperatura da água aumenta, as moléculas se movem mais
rapidamente, colidindo com mais frequência liberando mais moléculas de gás de
vapor. Os íons químicos do sal ocupam espaço, causando menos colisões das
moléculas de água, fazendo com que elas não liberem moléculas de vapor como a
água pura faria. Assim, é necessária mais energia (temperatura maior) para a água
salgada começar a ferver. O aumento dessa temperatura leva a desnaturação
proteica e a morte dos microorganismos. Os vírus são acelulares, portanto não
possuem membrana plasmática.
2º) (FUVEST 2013 – 1ª Fase) A figura abaixo
representa uma célula de uma planta jovem:
Considere duas situações:
1) a célula mergulhada numa solução
hipertônica;
2)
a célula mergulhada numa solução hipotônica.
Dentre as figuras numeradas de I a III,
quais representam o aspecto da célula, respectivamente, nas situações 1 e 2?
a) I e II.
b) I e III.
c) II e I.
d) III e I.
e)
III e II.
Tema: Citologia
Tópico: Fisiologia
Celular
Gabarito: Letra D
Comentário
A osmose é a difusão da água através de membrana semipermeável. A osmose
depende do número de partículas de soluto presentes e não do tipo de
partículas. Se duas soluções com diferentes concentrações são separadas por uma
membrana semipermeável, as moléculas de água vão se movimentar através da
membrana em direção da solução de maior concentração de soluto. Em outras
palavras, a água vai difundir-se da região de menor concentração (portanto
maior concentração de água) para a região de maior concentração de soluto. Três
termos são utilizados para comparar a concentração de solutos de duas soluções
separadas por uma membrana: Soluções isotônicas (têm iguais concentrações
de solutos); Soluções hipertônicas (têm uma concentração total de
solutos maior em relação à solução com a qual foi comparada); Soluções
hipotônicas (têm uma concentração total de solutos menor em relação à solução
com a qual foi comparada). A osmose modifica a forma das células. Em uma
solução isotônica as células animais e vegetais se mantêm consistentes e com
formas características (situação II). Em uma solução hipotônica, a água entra
na célula (situação I); o ambiente hipertônico leva a água fora da célula
(situação III). Células com parede celular incorporam uma quantidade limitada
de água, dessa maneira constroem uma pressão interna contra a parede celular
que previne a entrada adicional de água. Essa pressão dentro das células,
denominada pressão de turgor, é a força que dirige o crescimento das
células nas plantas.
3º) (FUVEST 2013 – 1ª Fase) Na figura abaixo, está representado o ciclo celular. Na fase S, ocorre síntese de DNA; na fase M, ocorre a mitose e, dela, resultam novas células, indicadas no esquema pelas letras C. Considerando que, em G1, existe um par de alelos Bb, quantos representantes de cada alelo existirão ao final de S e de G2 e em cada C?
a) 4, 4 e 4.
b) 4, 4 e 2.
c) 4, 2 e 1.
d) 2, 2 e 2.
e) 2, 2 e 1.
Tema: Citologia
Tópico: Divisão Celular
Gabarito: Letra E
Comentário
Em G1 a célula possui um par de alelos Bb, quando passa pela fase
S ocorre e duplicação do DNA e consequentemente cada alelo fica em duplicidade
(BBbb). Na fase G2 o material continua duplicado e somente no final da
mitose cada célula-filha terá novamente um representante de cada alelo.
4º) (FUVEST 2013 – 1ª Fase) A forma do lobo da
orelha, solto ou preso, é determinada geneticamente por um par de alelos.
O heredograma mostra que a
característica lobo da orelha solto NÃO pode ter herança
a) autossômica recessiva, porque o casal
I-1 e I-2 tem um filho e uma filha com lobos das orelhas soltos.
b) autossômica recessiva, porque o casal
II-4 e II-5 tem uma filha e dois filhos com lobos das orelhas presos.
c) autossômica dominante, porque o casal
II-4 e II-5 tem uma filha e dois filhos com lobos das orelhas presos.
d) ligada ao X recessiva, porque o casal
II-1 e II-2 tem uma filha com lobo da orelha preso.
e) ligada ao X dominante, porque o casal
II-4 e II-5 tem dois filhos homens com lobos das orelhas presos.
Tema: Genética
Tópico: 1ª Lei de
Mendel
Gabarito: Letra B
Comentário
Por se manifestar igualmente entre homens e mulheres, a característica
hereditária “lobo da orelha” é uma herança autossômica. Por meio da análise do
heredograma envolvendo o casal II-4 e II-5 percebe-se facilmente que a
característica “lobo da orelha solto” – símbolos escuros – é dominante e o
casal em questão é heterozigoto. Já o “lobo da orelha preso” – símbolos claros
– é recessivo. O genótipo de II-4 e II-5 é Aa,
o de III-4 e III-5 é A_, enquanto
III-6, III-7 e III-8 são recessivos aa.
5º) (FUVEST 2013 – 1ª Fase) A
lei 7678 de 1988 define que “vinho é a bebida obtida pela fermentação alcoólica
do mosto simples de uva sã, fresca e madura”. Na produção de vinho, são
utilizadas leveduras anaeróbicas facultativas. Os pequenos produtores adicionam
essas leveduras ao mosto (uvas esmagadas, suco e cascas) com os tanques
abertos, para que elas se reproduzam mais rapidamente. Posteriormente, os
tanques são hermeticamente fechados. Nessas condições, pode-se afirmar,
corretamente, que
a) o vinho se
forma somente após o fechamento dos tanques, pois, na fase anterior, os
produtos da ação das leveduras são a água e o gás carbônico.
b) o vinho
começa a ser formado já com os tanques abertos, pois o produto da ação das
leveduras, nessa fase, é utilizado depois como substrato para a fermentação.
c) a fermentação
ocorre principalmente durante a reprodução das leveduras, pois esses organismos
necessitam de grande aporte de energia para sua multiplicação.
d) a fermentação
só é possível se, antes, houver um processo de respiração aeróbica que forneça
energia para as etapas posteriores, que são anaeróbicas.
e) o vinho se
forma somente quando os tanques voltam a ser abertos, após a fermentação se
completar, para que as leveduras realizem respiração aeróbica.
Tema: Bioenergética
Tópico: Fermentação
Gabarito: Letra A
Comentário
Como as
leveduras são anaeróbicas facultativas, na presença de oxigênio realizam
respiração aeróbica (produzindo água e gás carbônico) e na ausência de oxigênio
realizam fermentação alcoólica. Para que o vinho seja formado os tanques devem
estar bem fechados impedindo a entrada de oxigênio, com isso cria-se a condição
de anaerobiose e ocorre a fermentação alcoólica produzindo álcool etílico
(etanol) e gás carbônico. As leveduras são fungos microscópicos que transformam
o suco de uva em vinho por meio do processo de fermentação alcoólica.
6º) (FUVEST 2013 – 1ª Fase) Nos mamíferos, o
tamanho do coração é proporcional ao tamanho do corpo e corresponde a
aproximadamente 0,6% da massa corporal. O gráfico abaixo mostra a relação entre
a frequência cardíaca e a massa corporal de vários mamíferos.
O quadro abaixo traz uma relação de mamíferos e
o resultado da pesagem de indivíduos adultos.
Considerando esse conjunto de informações, analise as afirmações seguintes:
Considerando esse conjunto de informações, analise as afirmações seguintes:
I. No intervalo de um minuto, a cuíca
tem mais batimentos cardíacos do que a capivara.
II. A frequência cardíaca do gambá é
maior do que a do bugio e menor do que a do sagui.
III. Animais com coração maior têm
frequência cardíaca maior.
Está correto apenas o que se afirma em
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) II e III.
Tema: Fisiologia
Animal
Tópico: Frequência
Cardíaca
Gabarito: Letra D
Comentário
A taxa metabólica
é inversamente proporcional a massa corporal, assim sendo, como a cuíca tem uma
massa corporal menor que a capivara, logo possui uma maior frequência cardíaca.
Pela mesma razão, o gambá tem mais batimentos cardíacos que o Bugio em um mesmo
intervalo de tempo, porém sua frequência cardíaca é mais lenta que a do sagui
que é menor do que ele. Animais com coração maior têm frequência cardíaca
menor.
7º) (FUVEST 2013 – 1ª Fase) Frequentemente, os fungos são estudados juntamente com as plantas, na área da Botânica. Em termos biológicos, é correto afirmar que essa aproximação
a) não se
justifica, pois a organização dos tecidos nos fungos assemelha-se muito mais à
dos animais que à das plantas.
b) se justifica,
pois as células dos fungos têm o mesmo tipo de revestimento que as células
vegetais.
c) não se
justifica, pois a forma de obtenção e armazenamento de energia nos fungos é
diferente da encontrada nas plantas.
d) se justifica,
pois os fungos possuem as mesmas organelas celulares que as plantas.
e) se justifica,
pois os fungos e as algas verdes têm o mesmo mecanismo de reprodução.
Tema: Microbiologia
Tópico: Fungos
Gabarito: Letra C
Comentário
Fungos e
Plantas estão separados em uma ancestralidade comum a milhões de gerações,
portanto o acúmulo de características que diferenciam os dois grupos é bastante
nítido. Fungos não passam por um desenvolvimento embrionário, não possuem
diferenciação celular nem tão pouco organização tecidual. São heterótrofos
absortivos e apresentam o glicogênio como reserva energética. Já as plantas
passam por um desenvolvimento embrionário sempre maciço, geram tecidos, são
autótrofas fotossintetizantes e apresentam o amido como forma de estocar
energia. Por meio de tais diferenças não se justifica enquadrar os dois grupos
por meio de um estudo em comum.
8º) (FUVEST 2013 – 1ª Fase) A
figura representa uma hipótese das relações evolutivas entre alguns grupos animais. De acordo com essa hipótese,
a classificação dos animais em Vertebrados e Invertebrados
a) está
justificada, pois há um ancestral comum para todos os vertebrados e outro
diferente para todos os invertebrados.
b) não está
justificada, pois separa um grupo que reúne vários filos de outro que é apenas
parte de um filo.
c) está
justificada, pois a denominação de Vertebrado pode ser considerada como
sinônima de Cordado.
d) não está
justificada, pois, evolutivamente, os vertebrados estão igualmente distantes de
todos os invertebrados.
e) está
justificada, pois separa um grupo que possui muitos filos com poucos
representantes de outro com poucos filos e muitos representantes.
Tema: Zoologia
Tópico: Filogenia
Animal
Gabarito: Letra B
Comentário
O termo
“vertebrado” tem sido muito criticado pelos biólogos uma vez que muitos
vertebrados não possuem vértebras. No decorrer da evolução, o crânio surgiu
antes das vértebras, e todos os animais que possuem vértebras têm crânio. Em
função disso, há os que preferem usar o termo Craniata para se referir a todos os cordados que possuem crânio,
deixando o termo Vertebrata para
cordados que, além do crânio, possuem vértebras que fazem parte do
endoesqueleto cartilaginoso ou ósseo. Os invertebrados englobam vários Filos
enquanto que os vertebrados situam-se dentro dos cordados. Cordados e
Equinodermos tiveram um ancestral comum no passado e como dentro do grupo dos cordados existem muitos invertebrados, fica difícil justificar tal
critério de classificação.
9º) (FUVEST 2013 – 1ª Fase) A prática conhecida como Anel de Malpighi consiste na retirada de um anel contendo alguns tecidos do caule ou dos ramos de uma angiosperma. Essa prática leva à morte da planta nas seguintes condições:
Tema: Botânica
Tópico: Fisiologia
Vegetal
Gabarito: Letra A
Comentário
Nas
eudicotiledôneas e nas gimnospermas, os vasos liberianos (floema) localizam-se
na casca do caule (periderme), enquanto os vasos lenhosos (xilema), que
conduzem a seiva bruta, localizam-se mais internamente. Retirando-se um anel
completo ao redor do caule (anel de Malpighi), podemos notar, após algum tempo,
que a periferia do caule logo acima do corte fica com acúmulo de seiva
elaborada, o que estimula a formação de tecido no local. As folhas continuam a
receber a seiva bruta, mas as raízes e as demais partes abaixo do corte
deixarão de receber a seiva elaborada. Dessa forma, por falta de nutrição das
raízes, a planta morrerá.
10º) (FUVEST 2013 – 1ª Fase) No morango, os frutos verdadeiros são as estruturas escuras e rígidas que se encontram sobre a parte vermelha e suculenta. Cada uma dessas estruturas resulta, diretamente,
a) da fecundação
do óvulo pelo núcleo espermático do grão de pólen.
b) do
desenvolvimento do ovário, que contém a semente com o embrião.
c) da fecundação
de várias flores de uma mesma inflorescência.
d) da dupla
fecundação, que é exclusiva das angiospermas.
e) do
desenvolvimento do endosperma que nutrirá o embrião.
Tema: Botânica
Tópico: Morfologia
Vegetal
Gabarito: Letra B
Comentário
As estruturas escuras e rígidas que ficam encravadas na poupa do morango
nada mais são que seus frutos (aquênios) provenientes do desenvolvimento dos
inúmeros ovários do receptáculo de uma única flor. Cada aquênio abriga em seu
interior uma pequena semente e um embrião latente. O morango é, portanto um pseudofruto
agregado ou composto, ou seja, é proveniente do desenvolvimento do receptáculo
de uma única flor, com vários ovários. A framboesa e a ata (fruta-do-conde) são
outros bons exemplos de pseudofrutos agregados ou compostos. Não custa nada lembrar que os pseudofrutos são estruturas suculentas que contêm reservas nutritivas, mas que não se desenvolvem a partir de um único ovário. Segundo o Manual de Conceituação de Frutos e Sementes da professora Graziela M. Barroso (UFV, 1999), o morango pertence a Ordem Rosales e a Família Rosaceae, sendo do Gênero Fragaria em que seus frutíolos são do tipo drupoides encravados no receptáculo carnoso vermelho.
11º) (FUVEST 2013 – 1ª Fase) O gráfico mostra uma estimativa do número de espécies marinhas e dos níveis de oxigênio atmosférico, desde 550 milhões de anos atrás até os dias de hoje.
Analise as
seguintes afirmativas:
I. Houve eventos
de extinção que reduziram em mais de 50% o número de espécies existentes.
II. A diminuição
na atividade fotossintética foi a causa das grandes extinções.
III. A extinção
dos grandes répteis aquáticos no final do Cretáceo, há cerca de 65 milhões de
anos, foi, percentualmente, o maior evento de extinção ocorrido.
De acordo com o
gráfico, está correto apenas o que se afirma em
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e)
II e III.
Tema: Evolução
Tópico: Eras Geológicas
Gabarito: Letra A
Comentário
Perceba que
através do gráfico, os fenômenos de extinção e especiação caminharam de mãos
dadas ao longo do tempo. O aumento da atividade fotossintética foi a causa de
grandes extinções por meio do aumento do teor de oxigênio atmosférico que levou
a eliminação de muitas espécies anaeróbicas restritas, ao mesmo tempo que
favoreceu a seleção natural de seres dotados de maquinaria aeróbica. Apesar da
grande extinção dos répteis no final do Cretáceo, há cerca de 65 milhões de
anos, a maior de todas as extinções em massa, que fez desaparecer 90% das
espécies marinhas, ocorreu há 250 milhões de anos, no final do Período
Permiano.
2ª Fase da FUVEST 2013
1º) (FUVEST 2013 – 2ª Fase - Geral) Observe a imagem, que apresenta uma
situação de intensa poluição do ar que danifica veículos, edifícios,
monumentos, vegetação e acarreta transtornos ainda para a população. Trata-se
de chuvas com poluentes ácidos ou corrosivos produzidos por reações químicas na
atmosfera.
Com
base na figura e em seus conhecimentos,
a)
identifique, em A, dois óxidos que
se destacam e, em B, os ácidos que
geram chuva ácida, originados na transformação química desses óxidos.
b)
explique duas medidas adotadas pelo poder público para minimizar o problema da
poluição atmosférica na cidade de São Paulo.
Tema: Problemas
Ambientais
Tópico: Chuva Ácida
b) Várias medidas podem e devem ser adotadas para amenizar a problemática da poluição atmosférica, vejamos algumas:
• Monitoramento periódico das fontes poluidoras e adoção de critérios rigorosos
quanto às normas de emissão de gases;
• Incentivar o uso de tecnologias menos poluentes bem como utilizar equipamentos que reduzem os níveis de gases emitidos como catalisadores automotivos e filtros despoluidores nas chaminés das indústrias;
• Adoção do sistema de rodízio de veículos, impondo certa restrição na circulação de automóveis particulares;
• Incentivar o uso de tecnologias menos poluentes bem como utilizar equipamentos que reduzem os níveis de gases emitidos como catalisadores automotivos e filtros despoluidores nas chaminés das indústrias;
• Adoção do sistema de rodízio de veículos, impondo certa restrição na circulação de automóveis particulares;
• Incentivar o uso
de combustíveis alternativos, com maior uso de etanol bem como controlar as
queimadas.
2º) (FUVEST 2013 – 2ª Fase - Geral) A tabela traz os comprimentos de onda
no espectro de radiação eletromagnética, na faixa da luz visível, associados ao
espectro de cores mais frequentemente percebidas pelos olhos humanos. O gráfico
representa a intensidade de absorção de luz pelas clorofilas a e b, os tipos
mais frequentes nos vegetais terrestres.
Responda às questões abaixo, com base nas informações fornecidas na tabela e no gráfico.
Responda às questões abaixo, com base nas informações fornecidas na tabela e no gráfico.
a)
Em um experimento, dois vasos com plantas de crescimento rápido e da mesma
espécie foram submetidos às seguintes condições:
vaso
1: exposição à luz solar;
vaso
2: exposição à luz verde.
A
temperatura e a disponibilidade hídrica foram as mesmas para os dois vasos.
Depois de algumas semanas, verificou-se que o crescimento das plantas diferiu
entre os vasos. Qual a razão dessa diferença?
b)
Por que as pessoas, com visão normal para cores, enxergam como verdes, as
folhas da maioria das plantas?
Tema: Bioenergética
Tópico: Fotossíntese
Comentário
Decomposição da luz branca |
a) A planta que
estava no vaso 1 cresceu bem mais que a planta do vaso 2! O motivo para essa
disparidade pode ser compreendido por meio da interpretação da tabela e do
gráfico. Repare que no comprimento de onda da luz verde (520-570) a intensidade
de absorção de luz pelas clorofilas é mínima, ou seja, ocorre pouca
fotossíntese e com isso a plantinha tem baixa disponibilidade de nutrientes
para poder crescer. Já a planta do vaso 1 cresceu bastante pois a esta foi
fornecido a luz solar policromática com diferentes comprimentos de onda.
b) A luz só
pode ser utilizada na fotossíntese graças às clorofilas presentes nos
cloroplastos da célula vegetal. Tais pigmentos absorvem com maior eficiência os
comprimentos de onda das luzes azul e vermelha e refletem principalmente no
valor do verde. Como a cor do pigmento é determinada pelo comprimento de onda
refletido é por isso as folhas são vistas como verdes.
3º) (FUVEST 2013 – 2ª Fase - Geral) Os seres humanos são hospedeiros de uma grande diversidade de microorganismos.
a)
Existem microorganismos que fazem parte da microbiota normal dos humanos. Entre
esses microorganismos encontram-se espécies de bactérias do gênero Staphylococus, aeróbias ou anaeróbias,
que conseguem resistir à escassez de água, e espécies do gênero Neisseria, aeróbias obrigatórias, que
não resistem ao ressecamento. Considerando a pele, as vias respiratórias e o
intestino grosso, preencha o quadro da página de respostas, indicando com um X
qual(is) ambiente(s) não
oferecem condições favoráveis à colonização por essas espécies de bactérias.
b) As do gênero Helicobacter
vivem em ambientes com pH ao redor de 2; as do gênero Enterococus, num pH ao redor de 4, e as bactérias do gênero Escherichia vivem em ambientes com pH
próximo de 7. Considerando essas informações, preencha o quadro da página de
respostas, indicando com um X o órgão em que é mais provável encontrar cada um
desses gêneros de bactérias.
Tema: Microbiologia
Tópico: Bacterioses
Comentário
a) Os estafilococos
são bactérias aeróbias ou anaeróbias presentes no solo e também na pele, no
intestino e na nasofaringe de mais de 50% da população. Por serem aeróbias
obrigatórias, as bactérias do gênero Neisseria
são encontradas apenas nas vias respiratórias que são setores bastante
oxigenados do organismo.
b) As bactérias
do gênero Helicobacter são
encontradas no estômago causando gastrites, as Enterococus são encontradas no intestino (duodeno) causando endocardites
e as Escherichia são simbiontes que
habitam o lúmen do intestino grosso e que podem causar gastroenterites.
4º) (FUVEST 2013 - 2ª Fase - Geral) Analise as definições encontradas no quadro abaixo:
Espécie ameaçada: espécie de ser vivo que se encontra em perigo de
extinção.
Espécie endêmica: espécie de ser vivo que ocorre somente em uma
determinada área ou região geográfica, da qual é originária.
Espécie exótica: espécie de ser vivo presente em uma determinada
área geográfica, da qual não é originária.
Espécie extinta: espécie de ser vivo de cuja existência não se tem
mais conhecimento por um período superior a 50 anos.
Espécie invasora: espécie que está fora de seu hábitat natural e
ameaça outras espécies, passando a exercer dominância em ambientes naturais.
Espécie nativa: espécie de ser vivo que é originária da área
geográfica em que atualmente ocorre.
Baseado em: Convenção Internacional sobre
Diversidade e Meio Ambiente, 1992 e IBGE, 2004, Vocabulário Básico de Recursos
Naturais e Meio Ambiente.
a)
Para uma determinada área geográfica, num determinado tempo, as definições de
“espécie exótica” e de “espécie nativa” são mutuamente exclusivas. Do quadro
acima, escolha dois outros pares de definições que também sejam mutuamente
exclusivas.
b)
A palmeira do açaí (Euterpe oleracea),
oriunda da Mata Amazônica, está sendo plantada, por produtores, em áreas da
Mata Atlântica de São Paulo e tem tomado o lugar originalmente ocupado pelo
palmiteiro-juçara (Euterpe edulis),
que ocorre espontaneamente nessas matas litorâneas. É possível aplicar as
definições de “espécie nativa”, “espécie exótica” e “espécie invasora” para a
palmeira do açaí? Justifique.
Tema: Ecologia
Tópico: Biodiversidade
Tópico: Biodiversidade
Comentário
a) Definições
mutuamente exclusivas são aquelas cuja ocorrência de um elimina a possibilidade
de ocorrência do outro, por exemplo, se uma espécie é exótica então ela não
pode ser nativa. As definições de “espécie ameaçada” e “espécie extinta” são
mutuamente exclusivas, assim como a definição de “espécie endêmica” e “espécie
invasora”.
b) Para a
palmeira do açaí (Euterpe oleracea)
pode-se aplicar somente as definições de “espécie exótica” e de “espécie
invasora”, pois ela é oriunda da Mata Amazônica e está sendo introduzida na
Mata Atlântica ameaçando o palmiteiro-juçara.
5º) (FUVEST 2013 – 2ª Fase - Específica) Nas mulheres, uma ovogônia
diferencia-se em ovócito primário, que sofre a divisão I da meiose. Dessa
divisão, resultam o ovócito secundário e outra célula, chamada primeiro
corpúsculo polar. Ao final da divisão II da meiose, o ovócito secundário
origina duas células – o óvulo e o segundo corpúsculo polar.
a) Quantos cromossomos
existem na ovogônia, no óvulo e no segundo corpúsculo polar?
b) Admitindo que a
quantidade de DNA da ovogônia é X, quanto DNA existe no ovócito primário, no
ovócito secundário, e no primeiro e no segundo corpúsculo polar?
c) Quantos gametas
resultam de uma ovogônia?
Tema: Gametogênese
Tópico: Ovulogênese
Comentário
a) Como a
ovogônia é diploide ela terá 2n=46, já o óvulo e o corpúsculo polar são
haploides e terão cada um n=23.
b) A ovogônia é
uma célula diploide com um teor X de DNA, percorrendo o ciclo celular meiótico
teremos em G1 “X de DNA”, em S e G2 “2X de DNA”. Quando a ovogônia passa pelo
período de crescimento ela se transforma no ovócito primário que também terá
“2X de DNA”, com o término da 1ª divisão meiótica teremos um ovócito secundário
com um teor “X de DNA” e o primeiro corpúsculo polar também com “X de DNA”.
Após a 2ª divisão meiótica teremos um óvulo e três corpúsculos polares (do qual
1 é o segundo corpúsculo polar), todos contendo uma quantidade “X/2 de DNA” em
seus núcleos.
c) De uma única
ovogônia resulta apenas 1 gameta, que é o óvulo em si, uma vez que as outras 3
células resultantes da meiose são os corpúsculos polares.
6º) (FUVEST 2013 – 2ª Fase - Específica) Logo após a
realização de provas esportivas, parte da rotina dos atletas inclui a ingestão
de água e de bebidas isotônicas; também é feita a coleta de urina para exames antidoping, em que são detectados
medicamentos e drogas, eventualmente ingeridos, que o corpo descarta. As
bebidas isotônicas contêm água, glicose e sais minerais, apresentando
concentração iônica semelhante à encontrada no sangue humano. No esquema ao
lado, os números de 1 a 4 indicam processos, que ocorrem em um néfron do rim
humano.
a) Qual(is) número(s) indica(m)
processo(s) pelo(s) qual(is) passa a água?
b)
Qual(is) número(s) indica(m) processo(s) pelo(s) qual(is) passam as substâncias
dissolvidas, detectáveis no exame antidoping. c)
Após uma corrida, um atleta, em boas condições de saúde, eliminou muito suor e
muita urina e, depois ingeriu bebida isotônica. Entre os componentes da bebida
isotônica, qual(is) não será(ão)
utilizado(s) para repor perdas de substâncias eliminadas pela urina e pelo
suor? Justifique sua resposta.
Tema: Fisiologia Animal
Tópico: Sistema Excretor
Comentário
a) A água é um
dos principais componentes do filtrado glomerular (processo 1) e que precisa
ser devolvida aos túbulos néfricos por meio da reabsorção passiva (processo 3).
b) As
substâncias que são detectáveis no exame antidoping
fazem parte do filtrado glomerular (processo 1) e como não sofrerão reabsorção,
estarão concentradas na urina do atleta.
c) Durante a
sudorese e a diurese são perdidos água e sais que poderão ser repostos com a
ingestão de bebidas isotônicas. Como não se perde glicose por meio desses
processos, ela é o único componente da bebida isotônica que não é utilizada
para ser reposta por essas perdas.
7º) (FUVEST 2013 – 2ª Fase - Específica) Piaimã virou o herói de cabeça
para baixo. Então Macunaíma fez cócegas com os ramos nas orelhas do gigante
(...). Chegaram no hol. Por debaixo da escada tinha uma gaiola de ouro com
passarinhos cantadores. E os passarinhos do gigante eram cobras e lagartos.
Mário de Andrade, Macunaíma.
a) Suponha que o
gigante Piaimã tenha encontrado os ovos de lagarto e os tenha posto para
chocar, pensando que fossem de aves. O exame dos anexos embrionário dos ovos
desses dois grupos de animais permite diferenciar se eles são de lagartos ou de
passarinhos? Justifique.
b)
Considere que a gaiola esteja embaixo da escada em local frio e úmido, e com
alimento disponível. Que animais – cobras, lagartos ou passarinhos – teriam
maior dificuldade para sobreviver por período muito longo nessas condições?
Justifique.
Tema: Zoologia
Tópico: Cordados
Comentário
a) Não daria
para diferenciar ovos de répteis e aves por meio da análise de seus anexos
embrionários uma vez que ambos são componentes monofiléticos do grupo dos Amniotas,
ou seja, eles possuem os mesmos tipos de anexos.
b) As cobras e
os lagartos teriam mais dificuldades para sobreviver por um período muito longo
nessas condições por serem animais ectotérmicos, ou seja, dependem do calor do
ambiente para a regularem suas temperaturas corporais. Já as aves são animais
endotérmicos por possuírem mecanismos que possibilita gerar seu calor interno.
8º) (FUVEST 2013 – 2ª Fase - Específica) Num estudo, a população do inseto
Caliothrips phaseoli (espécie A)
permaneceu isolada de outros insetos; o gráfico 1 mostra o número médio de
indivíduos por planta, registrado ao longo de seis semanas.
Em
outra situação do estudo, os insetos da espécie Caliothrips phaseoli (espécie A) foram mantidos na presença de
insetos da espécie Orius insidiosus (espécie
B). O gráfico 2 mostra o número médio de insetos da espécie A por
planta.
a) Cite um tipo de interação ecológica
que possa ter ocorrido entre as espécies A e B. Que informação fornecida nos
gráficos apoia sua resposta?
b)
Cite um tipo de interação ecológica entre as espécies A e B, que não seja
compatível com os dados apresentados nos gráficos. Para serem compatíveis com a
interação ecológica citada, os números médios de indivíduos por planta, no
gráfico 2, deveriam ser maiores ou menores? Justifique sua resposta.
Tema: Ecologia
Tópico: Relações Ecológicas
Comentário
a) Pode ter
ocorrido predatismo, uma relação ecológica interespecífica desarmônica em que
uma espécie mata e se alimenta de outra. De acordo com o gráfico, B seria a
espécie predadora, enquanto A seria a presa.
b) Bastaria mencionar
uma relação harmônica não obrigatória como a protocooperação, pois em tal
relação os números médios de indivíduos por planta deveriam ser maiores uma vez
que a relação citada é benéfica para ambas às espécies.
9º) (FUVEST 2013 – 2ª Fase - Específica) Os
equinodermos são animais deuterostômios marinhos que apresentam simetria radial
na fase adulta e bilateral na fase de larva.
a) A palavra deuterostômio deriva do
grego: deuteros = segundo,
secundário; stoma = boca. Que
característica justifica denominar os equinodermos como deuterostômios? Cite
outro Filo animal com o qual essa caraterística é compartilhada.
b)
No desenvolvimento dos equinodermos, verifica-se a transição de simetria
bilateral para simetria radial. Essa sequência reflete o que ocorreu com a
simetria ao longo da evolução dos metazoários invertebrados? Justifique sua
resposta.
Tema: Ecologia
Tópico: Relações Ecológicas
Comentário
a) Os Equinodermos
são animais de clivagem radial e deuterostômios porque durante seu
desenvolvimento embrionário o blastóporo desenvolve-se para a formação do ânus.
Essa característica é compartilhada com os Cordados.
b) Em
equinodermos a transição da simetria primária bilateral (fase larval) para a
simetria secundária radial (fase adulta), não reflete o que ocorreu ao longo do
processo evolutivo dos demais metazoários invertebrados. A simetria radial é um
legado da sua evolução a partir de animais sésseis que coletavam comida de
todos os lados. A maioria dos Equinodermos são animais móveis, modificados de
acordo com as necessidades adaptativas.
10º) (FUVEST 2013 – 2ª Fase - Específica) A figura abaixo mostra um
equipamento que coleta gases produzidos por plantas aquáticas. Nele, são
colocados ramos que ficam submersos em líquido; uma válvula controla a saída
dos gases.
a) Que gás(gases)
é(são) coletado(s) de um equipamento como esse, quando a planta é mantida sob
mesma temperatura e sob intensidade luminosa
a1) inferior
ao ponto de compensação fótico?
a2) superior
ao ponto de compensação fótico?
b)
Dois equipamentos, preparados com a mesma quantidade de planta e o mesmo volume
de líquido, foram mantidos sob mesmas condições de temperatura e de exposição à
luz; apenas um fator diferiu entre as duas preparações. Após duas horas,
verificou-se que a quantidade de gases coletada de um dos equipamentos foi 20%
maior do que a do outro. Qual fator, que variou entre as preparações, pode
explicar essa diferença na quantidade de gases coletada?
Tema: Fisiologia Vegetal
Tópico: Fotossíntese
Comentário
a) Estando a
planta submetida a uma intensidade luminosa inferior ao PCF a Respiração é
maior que a Fotossíntese e o gás encontrado é o gás carbônico, já quando a
planta recebe iluminação suficiente para ultrapassar o PCF, a Fotossíntese é
maior que a Respiração e o gás encontrado é o oxigênio.
b) A
fotossíntese pode ser influenciada por quatro fatores, disponibilidade de água,
intensidade luminosa, temperatura e a concentração de gás carbônico; como os
três primeiros estão ofertados em quantidades iguais e constantes pode-se
concluir que a quantidade de gás carbônico passa a ser o único fator variável.
Plantas que receberam pouco CO2 a Respiração prevaleceu sobre a
Fotossíntese e assim, o CO2 é o gás coletado no equipamento. Quando
a planta recebe um bom teor de CO2 a Fotossíntese é mais intensa que
a Respiração e o gás coletado passa a ser o oxigênio.
*Biólogo, especialista em Genética & Evolução
pela UFPI.
Amei,me ajudou bastante ... Obg!
ResponderExcluirA web 2.0 (termo utilizado para designar uma segunda geração de comunidades e serviços, tendo a Web como plataforma, envolvendo aplicativos baseados em redes sociais e Tecnologias da Informação), oferece um sofisticado conjunto de ferramentas de publicação e gerenciamento de conteúdo. Isso vem possibilitando o surgimento de uma inteligência coletiva a partir de agregação de contribuições individuais.
ExcluirProfessor Lyndon Johnson.
Porque não tem questões da UVA?
ResponderExcluirEstive um pouco ausente na manutenção do "Genes em Demes - Banco de Questões", porém vou atualizar e atenderei sua solicitação postando as provas da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA!
ExcluirProfessor Lyndon Johnson.