NOVAFAPI

NOVAFAPI 2013.1 - Biologia Comentada - Lyndon Johnson Batista de Souza*


1º) (NOVAFAPI 2013.1) No Brasil, serpentes peçonhentas, como as jararacas e cascavéis, apresentam órgãos sensíveis ao calor irradiado por animais endotérmicos, adaptando-se à caça noturna. Estamos nos referindo
Fosseta
A) as fossetas loreais.
B) aos órgãos de Jacobson.
C) a língua bífida.
D) as ampolas de Lorenzini.
E) as narinas.
Tema: Zoologia
Tópico: Cordados - Répteis
Gabarito: Letra A

Comentário
A fosseta loreal é um órgão sensorial termorreceptor vital para a sobrevivência de muitas cobras peçonhentas. É por meio deste órgão que o réptil percebe a presença de animais de sangue quente (endotérmicos). As fossetas localizam-se entre as narinas e os olhos e são conectadas diretamente ao encéfalo do animal.

2º) (NOVAFAPI 2013.1) A digestão da celulose nos ruminantes ocorre graças as condições especiais existentes no trato digestório desses animais. Da ação ordenada dos quatro compartimentos do seu estômago, os ruminantes obtêm substâncias de alto valor energético e aminoácidos que são absorvidos. Com relação aos mecanismos de digestão nesses animais, analise as afirmativas e, em seguida, marque a alternativa correta.
I - A celulose é degradada por ação direta de enzimas secretadas por glândulas presentes na mucosa dos dois primeiros compartimentos do estômago (rúmen e retículo).
II- Bactérias e protozoários são digeridos no rúmen e no retículo e seus produtos absorvidos nos dois últimos compartimentos do estômago (omaso e abomaso).
III- Microorganismos que proliferam no rúmen e no reticulo aí degradam celulose produzindo carboidratos simples.
Ruminante
A) Somente I está correta.
B) Somente II está correta.
C) Somente I e II estão corretas.
D) Somente III está correta.
E) Somente II e III estão corretas.

Tema: Zoologia
Tópico: Cordados - Mamíferos
Gabarito: Letra D

Comentário
Nos ruminantes, a celulose é degradada nos dois primeiros compartimentos gástricos (rúmen e retículo) pela ação de bactérias e protozoários – nessas câmaras não ocorre ação enzimática. Parte da celulose digerida é absorvida no próprio rúmen. Quando os microorganismos chegam ao abomaso (quarta câmara), eles são digeridos e absorvidos pelo potente suco enzimático ali presente. No omaso (terceira câmara), ocorre intensa absorção de água e sais.

3º) (NOVAFAPI 2013.1) Em relação aos processos reprodutivos dos vegetais, é correto afirmar:
A) As pteridófitas foram às primeiras plantas a apresentarem a independência da água para a reprodução.
B) No ciclo de vida das briófitas, a geração predominante é a esporofítica.
C) No processo de reprodução das gimnospermas, não há formação de tubo polínico.
D) Nas angiospermas, a fertilização é dupla, originando um zigoto diploide e um núcleo triploide.
E) A reprodução sexuada é a única forma possível em gimnospermas e angiospermas.
Grupos Vegetais
Tema: Botânica
Tópico: Grupos Vegetais
Gabarito: Letra D

Comentário
As criptógamas – Briófitas e Pteridófitas – dependem de água para a reprodução. Em briófitas a geração predominante é a gametofítica (G>E). As fanerógamas – Gimnospermas e Angiospermas – são sifonógamas, ou seja, desenvolvem tubo polínico. As angiospermas são caracterizadas pela ocorrência de uma dupla fecundação originando um zigoto (2n) e um albúmen (3n). Em todos os grupos vegetais ocorre reprodução assexuada na forma de propagação vegetativa.

4º) (NOVAFAPI 2013.1) Sobre o sistema endócrino, assinale com “V” as frases verdadeiras e com “F” as falsas e, em seguida, marque a alternativa com a sequência correta.
( ) A gonadotrofina coriônica é um hormônio placentário que atua sobre o corpo lúteo, estimulando-o a produzir a progesterona que manterá a gravidez.
( ) O FSH (hormônio folículo estimulante) é produzido no ovário e tem a função de estimular a produção de óvulo.
( ) A aldosterona produzida pelo córtex da adrenal atua nos rins, promovendo a reabsorção de água e íons de sódio nos túbulos renais.
( ) A vasopressina, também chamada de hormônio antidiurético, é produzida pelas suprarrenais e atua na diminuição da sudorese.
( ) A calcitonina produzida pela tireoide acelera a perda de cálcio dos ossos.
A) V – F – F – V – F
B) V – F – V – F – F
C) V – F – F – F – V
D) F – V – F – F – V
E) F – F – V – F – V

Tema: Fisiologia Animal
Tópico: Sistema Endócrino
Gabarito: Letra B

Comentário
Realmente após a nidação, o corpo lúteo continua a sintetizar progesterona, devido ao estímulo do hCG produzido pela placenta. Cuidado, pois o FSH não é produzido no ovário e sim na adenohipófise por estímulo do GNRH. Realmente a aldosterona atua na manutenção do volume dos fluídos extracelulares por conservar o sódio corporal. Cuidado, pois o ADH não é produzido nas suprarrenais e sim no hipotálamo. Cuidado, pois a calcitonina não acelera a perda de cálcio nos ossos, ao contrário, ela aumenta a fixação de cálcio nos ossos.

5º) (NOVAFAPI 2013.1) Analise as afirmações referentes a embriologia e, em seguida, assinale a alternativa correta
I - A fase de neurulação se caracteriza pela diferenciação de órgãos a partir dos folhetos embrionários formados na gastrulação.
II - O endoderme da gástrula dos vertebrados origina o sistema nervoso.
III - O cório presente nos embriões de répteis, aves e mamíferos possui uma importante função excretora, acumulando ácido úrico.
IV - A placenta secreta hormônios que mantém a integridade do endométrio durante a gravidez.
A) Somente I e II estão corretas.
B) Somente I e III estão corretas.
C) Somente II e III estão corretas.
D) Somente I e IV estão corretas.
E) Somente III e IV estão corretas.

Tema: Embriologia
Tópico: Organogênese & Anexos Embrionários
Gabarito: Letra D

Comentário
Realmente a nêurula é a primeira etapa da organogênese caracterizada pela diferenciação celular a partir dos folhetos embrionários que se formaram na gástrula. Cuidado, pois o folheto que origina o sistema nervoso é o ectoderme e não o endoderme como foi afirmado. Cuidado, pois o anexo que apresenta função de armazenamento de excretas é o alantoide. Realmente a placenta produz hCG para manter a integridade do endométrio durante a gravidez.

6º) (NOVAFAPI 2013.1) Sobre a histologia animal indique a alternativa INCORRETA:
A) A geração do impulso nervoso ocorre por difusão passiva de íons através de sua membrana.
B) A atividade metabólica de cada tecido depende diretamente das trocas feitas com os capilares sanguíneos.
C) As fibras mielinizadas aumentam a velocidade de condução nervosa.
D) O colágeno é uma proteína produzida por células do tecido conjuntivo propriamente dito.
E) Nos sistemas de Havers, os osteócitos estão dispostos em camadas concêntricas ao redor de um vaso sanguíneo.

Tema: Histologia Animal
Tópico: Tecido Conjuntivo & Tecido Nervoso
Gabarito: Letra A

Comentário
A geração do impulso nervoso ocorre por transporte ativo de íons Na+ e K+ através da membrana.

7º) (NOVAFAPI 2013.1) Existem plantas que, por suas características morfológicas, são mais adaptadas a função de conter a erosão do solo como em encostas de morros e beiras de estradas. 
Gramínea

Entre as plantas indicadas para este fim, costuma-se utilizar espécies do grupo das Gramíneas. Indique a alternativa que apresenta uma característica que corresponde ao grupo citado.
A) Folhas sem bainha.
B) Sementes com dois cotilédones.
C) Flores pentâmeras.
D) Folhas peninérveas.
E) Raízes fasciculadas.

Tema: Botânica
Tópico: Grupos Vegetais
Gabarito: Letra E
 
Comentário
As gramíneas são monocotiledôneas cosmopolitas de grande importância econômica. Arroz, aveia, trigo, milho, bambu e cana-de-açúcar são alguns exemplos. Apresentam folhas paralelinérveas invaginantes com bainha, sementes com um cotilédone, flores trímeras e raízes fasciculadas ou cabeleira.

8º) (NOVAFAPI 2013.1) Duas crianças foram levadas a um Posto de Saúde: uma delas para se prevenir contra poliomielite; a outra para atendimento em virtude de uma picada de serpente peçonhenta. Indique o que deve ser aplicado em cada criança, respectivamente:
A) Soro (porque contém antígenos) e vacina (porque contém anticorpos).
B) Vacina (porque contém antígenos) e soro (porque contém anticorpos).
C) Vacina (porque contém anticorpos) e soro (porque contém antígenos).
D) Soro (porque a resposta é rápida) e vacina (porque a imunização é prolongada).
E) Vacina (porque a imunização é passiva) e soro (porque a imunização é ativa).

Tema: Fisiologia Animal
Tópico: Sistema Imunológico
Gabarito: Letra B

Comentário
A vacinação tem caráter preventivo, sendo uma modalidade de imunização ativa por conter antígenos atenuados. O soro tem caráter curativo, sendo uma imunização passiva por conter anticorpos já prontos para uma situação emergencial.

9º) (NOVAFAPI 2013.1) Com relação aos hormônios vegetais, analise as afirmativas e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I - O etileno é um fitormônio encontrado em todas as partes do vegetal. Inibe a multiplicação e o crescimento das células, retarda o amadurecimento de frutos, estimula a dormência de gemas e sementes e, promove a abscisão de flores e frutos.
II - As citocininas são hormônios que estimulam a divisão celular e induzem o desenvolvimento de gemas laterais.
III - As giberelinas são hormônios presentes em quase todo vegetal, são responsáveis pelo alongamento do caule, crescimento das folhas, floração, desenvolvimento dos frutos e interrupção da dormência.
IV - O ácido abscísico acelera o crescimento das plantas. Impede o fechamento dos estômatos, além de promover a floração e a abscisão de folhas e flores.
A) Somente I e IV estão corretas.
B) Somente II e IV estão corretas.
C) Somente II e III estão corretas.
D) Somente I, II e III estão corretas.
E) Somente I, II e IV estão corretas.

Tema: Fisiologia Vegetal
Tópico: Hormônios Vegetais
Gabarito: Letra C

Comentário
As funções mencionadas no item I da questão referem-se ao ácido abscísico, ou seja, inibir o crescimento, promover o fechamento dos estômatos e estimular a dormência de gemas e sementes.

10º) (NOVAFAPI 2013.1) Uma das estratégias mais eficientes de que os órgãos de saúde dispõem no combate às doenças infecciosas e a prevenção através da vacinação em massa da população. Esse combate é possível quando se conhece o agente causal da doença. Dentre as doenças infecciosas, são causadas por vírus:
A) Poliomielite, botulismo e rubéola.
B) Dengue, herpes e leptospirose.
C) Raiva, tétano e febre amarela.
D) Sarampo, AIDS e sífilis.
E) Sarampo, caxumba e dengue.

Tema: Microbiologia
Tópico: Vírus
Gabarito: Letra E

Comentário
São viroses mencionadas na questão: sarampo, caxumba, dengue, AIDS, raiva, febre amarela, herpes, poliomielite e rubéola. São bacterioses: botulismo, leptospirose, tétano e sífilis.

11º) (NOVAFAPI 2013.1) Sobre os aspectos fisiológicos da nutrição, coloque Verdadeiro (V) ou Falso (F) diante de cada uma das afirmativas e, em seguida, assinale a alternativa com a sequencia correta.
( ) Os monossacarídeos, produtos da digestão de carboidratos, são recolhidos por capilares sanguíneos do intestino delgado.
( ) O amido, a lactose e o glicogênio são carboidratos polissacarídeos importantes na dieta como fontes de energia.
( ) O colesterol é o precursor de hormônios, vitaminas e sais biliares, sendo, portanto, uma biomolécula importante para a nossa saúde.
( ) Os triglicerídeos são lipídios que constituem uma eficiente forma de reserva de energia nos seres vivos, sendo constituídos por uma molécula de glicerol e duas de ácidos graxos.
( ) Na digestão, a atividade hepática se relaciona diretamente com o processo de emulsificação de gorduras.
A) V – V – F – V – F
B) F – F – V – V – V
C) F – V – F – V – V
D) V – F – F – V – V
E) V – F – V – F – V

Tema: Fisiologia Animal
Tópico: Nutrição & Digestão
Gabarito: Letra E

Comentário
Enquanto o amido e o glicogênio são polissacarídeos, a lactose é um dissacarídeo. Os triglicerídeos são constituídos por uma molécula de álcool glicerol e três de ácidos graxos. Realmente a atividade hepática se relaciona diretamente com o processo de emulsificação de gorduras por meio da produção de bile.

12º) (NOVAFAPI 2013.1) Sabendo-se que a população é um conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que vive numa mesma área, em um certo tempo, indique o que for INCORRETO.
A) A densidade populacional corresponde ao número de indivíduos de uma população em determinada área ou volume.
B) Em população em declínio, as taxas de mortalidade e emigração superam as de natalidade e imigração.
C) Como fator regulador do crescimento populacional, a competição intraespecífica está diretamente relacionada à seleção natural.
D) A resistência ambiental corresponde a um conjunto de fatores que limita o crescimento das populações.
E) O potencial biótico corresponde à capacidade de uma população manter em equilíbrio ou até reduzir o número de indivíduos, independente das condições do meio.

Tema: Ecologia
Tópico: Dinâmica das Populações
Gabarito: Letra E

Comentário
O potencial biótico de uma população corresponde à sua capacidade potencial para aumentar seu número de indivíduos em condições ideais, isto é, sem que nada haja para impedir esse aumento.

13º) (NOVAFAPI 2013.1) Analise as afirmações sobre casos de herança relacionados com o sexo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I - A calvície é um caso de herança autossômica com efeito limitado ao sexo. Caracteriza-se pela variação de dominância e recessividade de alelos em função do sexo do indivíduo.
II - Um homem hemofílico casado com uma mulher homozigota normal terá todos os filhos normais, independentemente do sexo.
III - A hipertricose auricular é um exemplo de herança influenciada pelo sexo. Ocorre quando alguns genes, embora presentes nos dois sexos, manifestam-se apenas nos homens.
A) Somente I e incorreta, pois a calvície é um caso de herança influenciada pelo sexo.
B) Somente III e incorreta, pois a hipertricose auricular é um exemplo de herança com efeito limitado ao sexo.
C) Somente I e II são corretas.
D) Somente a afirmação II e correta.
E) Somente II e III são corretas.

Tema: Genética
Tópico: Herança Relacionada ao Sexo
Gabarito: Letra D

Comentário
Apenas o item II está correto, pois a calvície é um caso de herança autossômica influenciada pelo sexo enquanto a hipertricose auricular é um exemplo de herança com efeito limitado pelo sexo (perceba que os itens estão trocados).

14º) (NOVAFAPI 2013.1) O tubarão e o golfinho embora pertençam a grupos diferentes (o tubarão é um peixe cartilaginoso e o golfinho é um mamífero) apresentam muitas semelhanças morfológicas. Isso ocorre devido à atuação dos dois animais no mesmo meio, o aquático, fenômeno esse conhecido como
A) irradiação adaptativa.
B) coincidência evolutiva.
C) divergência evolutiva.
D) homologia dos órgãos.
E) convergência adaptativa.

Tema: Evolução
Tópico: Adaptação
Gabarito: Letra E

Comentário
A convergência adaptativa é um processo em que organismos de diferentes espécies, mas que vivem em um mesmo tipo de ambiente por muito tempo, acabam adquirindo semelhanças morfológicas pelo processo evolutivo, graças à seleção natural. Como o ambiente é o mesmo, a pressão seletiva é a mesma para as diferentes espécies, levando a um resultado parecido.

15º) (NOVAFAPI 2013.1) As vitaminas formam um grupo especial de substâncias orgânicas, importantes em atividades metabólicas do organismo. A falta de vitaminas acarreta a chamada avitaminose. Relacione as vitaminas citadas a sintomas de sua deficiência e, em seguida, assinale a alternativa correta.
1-B1 (Tiamina)
2-B9 (Ácido fólico)
3- C (Ácido ascórbico)
4-A (Retinol)
5-B2 (Riboflavina)
( ) Rachaduras no canto da boca, anemia.
( ) Escorbuto (lesões intestinais, hemorragia, fraqueza).
( ) Cegueira noturna, pele escamosa e seca.
( ) Beribéri (inflamação e degeneração dos nervos).
( ) Anemia e, em gestantes, má formação do feto.

A) 5 – 4 – 1 – 2 – 3
B) 5 – 3 – 4 – 1 – 2
C) 4 – 5 – 1 – 2 – 3
D) 3 – 1 – 2 – 4 – 5
E) 2 – 3 – 5 – 1 – 4

Tema: Bioquímica
Tópico: Vitaminas
Gabarito: Letra B

Comentário
VITAMINA
CARÊNCIA
Vitamina A – Retinol
Hemeralopia - Xeroftalmia
Vitamina C – Ácido ascórbico
Escorbuto
Vitamina B1 – Tiamina
Beribéri
Vitamina B2 – Riboflavina
Queilose
Vitamina B9 – Ácido fólico
Anemia megaloblástica – Espinha bífida


*Biólogo, especialista em Genética & Evolução pela UFPI.

5 comentários :

  1. alguém sabe me dizer onde consigo as provas anteriores med da novafapi. email: personalsheldon@gmail.com
    obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheldon esse foi o último vestibular (2013/01) realizado pela NOVAFAPI que agora aderiu ao ENEM. Se os vestibulares anteriores ainda lhe são úteis, eu tenho como enviá-los.
      Professor Lyndon Johnson.

      Excluir
    2. Caro professor, me interesso pelas provas anteriores, poderia enviar por email?
      annamarieny@hotmail.com

      Excluir
  2. alguém pode me informar onde consigo as provas anteriores med da novafapi. email: rafaelacarvalhoreis@gmail.com
    obrigada.

    ResponderExcluir
  3. alguém pode me informar onde consigo as provas anteriores da uninovafapi. email: rafaelacarvalhoreis@gmail.com
    obrigada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário