15 de novembro de 2014

ENEM 2014 (1ª Aplicação) - Biologia Comentada - Professor Lyndon Johnson*




1º) (ENEM 2014) Na década de 1940, na Região Centro-Oeste, produtores rurais, cujos bois, porcos, aves e cabras estavam morrendo por uma peste desconhecida, fizeram uma promessa, que consistiu em não comer carne e derivados até que a peste fosse debelada. Assim, durante três meses, arroz, feijão, verduras e legumes formaram o prato principal desses produtores.
O Hoje, 15 out. 2011 (adaptado).
                                           
Para suprir o déficit nutricional a que os produtores rurais se submeteram durante o período da promessa, foi importante eles terem consumido alimentos ricos em
A)    vitaminas A e E.
B)    frutose e sacarose.
C)    aminoácidos naturais.
D)    aminoácidos essenciais.
E)     ácidos graxos saturados.
                                       
Tema: Fisiologia Animal
Tópico: Nutrição
Gabarito: Letra D

Comentário

Carne: fonte de aminoácidos

Quando uma refeição contém todos os aminoácidos essenciais na quantidade necessária para os seres humanos, diz-se que esta apresenta um elevado valor biológico, porém quando a refeição contém tais aminoácidos em quantidades insuficientes, fala-se que o alimento é de baixo valor biológico. A mistura de arroz, feijão, verduras e legumes é de baixo valor biológico e o aminoácido essencial presente em menor quantidade (aminoácido limitante) nessa mistura vai influenciar na incorporação dos demais. Por isso, permanecer três meses sem consumir carne e derivados ocasiona um déficit nutricional proteico, uma vez que tais alimentos possuem aminoácidos essenciais em quantidades satisfatórias. Dietas onívoras - com alimentos derivados de animais e vegetais - são as mais recomendadas por fornecerem as quantidades necessárias de aminoácidos possibilitando ao organismo biossintetizar suas próprias proteínas que integrarão a pele, cabelo, unhas e os ossos.

2º) (ENEM 2014) O potencial brasileiro para transformar lixo em energia permanece subutilizado - apenas pequena parte dos resíduos brasileiros é utilizada para gerar energia. Contudo, bons exemplos são os aterros sanitários, que utilizam a principal fonte de energia ali produzida. Alguns aterros vendem créditos de carbono com base no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), do Protocolo de Kyoto.
                                           
Essa fonte de energia subutilizada, citada no texto, é o
A)    etanol, obtido a partir da decomposição da matéria orgânica por bactérias.
B)    gás natural, formado pela ação de fungos decompositores da matéria orgânica.
C)    óleo de xisto, obtido pela decomposição da matéria orgânica pelas bactérias anaeróbicas.
D)    gás metano, obtido pela atividade de bactérias anaeróbias na decomposição da matéria orgânica.
E)     gás liquefeito de petróleo, obtido pela decomposição de vegetais presentes nos restos de comida.
      
Tema: Ecologia
Tópico: Energias Alternativas
Gabarito: Letra D

Comentário

Crédito de Carbono

O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) foi criado pela Conferência das Partes (COP) na Convenção Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) como uma maneira de ajudar os países a cumprirem as metas do artigo 12 do Protocolo de Kyoto. Cada tonelada de CO2 que for retirada da atmosfera ou que for evitada de ser emitida se transforma em uma unidade de crédito de carbono que poderá ser negociada no mercado mundial. Os projetos de MDL podem ser baseados em fontes renováveis e alternativas de energia, eficiência e conservação de energia ou reflorestamento. Bactérias anaeróbicas, presentes naturalmente em aterros e esgotos, atuam na decomposição da matéria orgânica produzindo gás metano que por ser uma fonte alternativa de energia é aceitável nas negociações.

3º) (ENEM 2014) A talidomida é um sedativo leve e foi muito utilizado no tratamento de náuseas, comuns no início da gravidez. Quando foi lançada, era considerada segura para o uso de grávidas, sendo administrada como uma mistura racêmica composta pelos seus dois enantiômeros (R e S). Entretanto, não se sabia, na época, que o enantiômero S leva à malformação congênita, afetando principalmente o desenvolvimento normal dos braços e pernas do bebê.
COELHO, F.A.S. Fármacos e quiralidade. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola. São Paulo, n.3, maio 2001 (adaptado).
                                           
Essa malformação congênita ocorre porque esses enantiômeros
A)    reagem entre si.
B)    não podem ser separados.
C)    não estão presentes em partes em iguais.
D)    interagem de maneira distinta com o organismo.
E)     são estruturas com diferentes grupos funcionais.  
           
Tema: Biologia do Desenvolvimento
Tópico: Malformações Congênitas
Gabarito: Letra D

Comentário
Alguns fármacos disponíveis à venda apresentam quiralidade (orientação tridimensional bem definida) e quando ocorre a modificação de sua orientação surge um efeito biológico adverso. Uma molécula é quiral quando a sua imagem especular não puder ser sobreposta à molécula original. Muitas proteínas estruturais, enzimáticas e hormonais são substâncias quirais. A talidomida foi lançada na Europa, na década de 1960, como tranquilizante e sonífero (enantiômero R). O inesperado é que sua versão enantiomérica S interage de maneira distinta com o organismo levando a malformações congênitas. Como existe o risco de um isômero se transformar no outro dentro do organismo, esse medicamento é contraindicado para gestantes.

4º) (ENEM 2014) Embora seja um conceito fundamental para a biologia, o termo “evolução” pode adquirir significados diferentes no senso comum. A ideia de que a espécie humana é o ápice do processo evolutivo é amplamente difundida, mas não é compartilhada por muitos cientistas.
                                           
Para esses cientistas, a compreensão do processo citado baseia-se na ideia de que os seres vivos, ao longo do tempo, passam por
A)    modificações de características.
B)    incremento no tamanho corporal.
C)    complexificação de seus sistemas.
D)    melhoria de processos e estruturas.
E)     especialização para uma determinada finalidade. 
           
Tema: Evolução
Tópico: Adaptações
Gabarito: Letra A

Comentário
E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará
Embora muitas pessoas não aceitem em hipótese alguma a ideia de uma espécie originar outra e continuam a defender uma interpretação literal de Gênesis e a criação de toda a vida em alguns poucos dias de 24 horas cada um, a evolução biológica é um fato! É também errado supor que a evolução, caso não seja de algum modo interrompida, seguirá um caminho predefinido futuro adentro. Essa trajetória não existe. O curso da evolução é apenas o somatório de contingências fortuitas, do aproveitamento ou não das modificações das características que vão surgindo, não um rumo de direção previsível. Segundo Gould, em um de seus belíssimos ensaios - Conseguiremos concluir a revolução darwiniana? - [...] “os seres humanos não são o resultado final de um progresso evolutivo previsível, e sim um pormenor cósmico fortuito, um pequenino ramo da espantosa arborescência da vida; se a semente fosse replantada, é quase certo que não voltaria a produzir o mesmo ramo e, possivelmente, nenhum outro galho com uma propriedade que pudéssemos chamar de consciência.”

5º) (ENEM 2014) Existem bactérias que inibem o crescimento de um fungo causador de doenças no tomateiro, por consumirem o ferro disponível no meio. As bactérias também fazem fixação de nitrogênio, disponibilizam cálcio e produzem auxinas, substâncias que estimulam diretamente o crescimento do tomateiro.
PELZER,G.Q. et al. Mecanismos de controle da murcha-de-esclerócio e promoção de crescimento em tomateiro mediados por rizobactérias.
Tropical Plant Pathology, v.36, n.2, mar-abr. 2011 (adaptado).
                                           
Qual dos processos biológicos mencionados indica uma relação ecológica de competição?
A)    Fixação de nitrogênio para o tomateiro.
B)    Disponibilização de cálcio para o tomateiro.
C)    Diminuição da quantidade de ferro disponível para o fungo.
D)    Liberação de substâncias que inibem o crescimento do fungo.
E)     Liberação de auxinas que estimulam o crescimento do tomateiro.
                                       
Tema: Ecologia
Tópico: Relações Ecológicas
Gabarito: Letra C

Comentário
Nódulos: infecção por Rhizobium
Bacteriorrizas são associações de endossimbiose mutualística praticada entre algumas bactérias e raízes vegetais. Nessa relação harmônica as rizobactérias promovem a biofixação de nitrogênio e fornecem cálcio e auxinas para a planta. Em troca, a planta fornece nutrientes às bactérias. Durante essa atividade metabólica é comum a liberação de substâncias que inibem o crescimento de fungos, caracterizando assim uma relação desarmônica conhecida como antibiose. O ferro (presente no ambiente) é muito importante para o mecanismo enzimático da planta e das rizobactérias e por isso existe uma ferrenha competição entre a microbiota do solo com a bacteriorriza. Afim de armazenar as grandes quantidades de ferro incorporado pelas rizobactérias, as células vegetais sintetizam fitoferritina, uma proteína que armazena ferro. É bom lebrarmos que a assimilação de nutrientes necessita de grandes quantidades de energia para converter compostos inorgânicos estáveis de baixa energia em compostos orgânicos com alta energia. Uma planta pode utilizar um quarto de sua energia para assimilar o nitrogênio. 

6º) (ENEM 2014) Uma região de Cerrado possui lençol freático profundo, estação seca bem marcada, grande insolação e recorrência de incêndios naturais. Cinco espécies de árvores nativas, com as características apresentadas no quadro, foram avaliadas quanto ao seu potencial para uso em projetos de reflorestamento nessa região.
 

Qual é a árvore adequada para o reflorestamento dessa região?
A) 1
B) 2
C) 3
D) 4
E) 5

Tema: Ecologia
Tópico: Biomas
Gabarito: Letra B

Comentário
Como a região descrita possui lençol freático profundo e marcantes períodos de seca, é bom que o tipo de árvore selecionada para o reflorestamento apresente raízes que atinjam longas profundidades. Embora não seja muito útil contra as queimadas, a existência de uma espessa camada de cera é bem mais eficaz que os espinhos foliares no que diz respeito à proteção contra a perda de água por conferir uma eficiente impermeabilização da superfície epidérmica.

7º) (ENEM 2014) A aplicação excessiva de fertilizantes nitrogenados na agricultura pode acarretar alterações no solo e na água pelo acúmulo de compostos nitrogenados, principalmente a forma mais oxidada, favorecendo a proliferação de algas e plantas aquáticas e alterando o ciclo do nitrogênio, representado no esquema. A espécie nitrogenada mais oxidada tem sua quantidade controlada por ação de microrganismos que promovem a reação de redução dessa espécie, no processo denominado desnitrificação.
O processo citado está representado na etapa
A) I.
B) II.
C) III.
D) IV.
E) V.

Tema: Ecologia
Tópico: Ciclo do Nitrogênio
Gabarito: Letra E

Comentário
A fixação biológica do nitrogênio atmosférico (N2) e sua posterior conversão em amônia (NH3), representado por I, é realizada por algumas bactérias e cianobactérias de vida livre ou de forma mutualística com plantas leguminosas. Embora a amônia seja o primeiro produto estável no processo natural de fixação, em pH fisiológico ela é protonada formando o íon amônio (NH4+), como é revelado na etapa II do ciclo. Como esse íon amônio é tóxico os vegetais desenvolveram uma rota metabólica que os convertem em aminoácidos e seu excedente é descartado no ambiente onde um grupo de bactérias quimiossintetizantes (Nitrosomonas) realizam a nitrosação, ou seja, oxidam o íon amônio produzindo nitrito (NO2-) conforme indica a passagem III. Como esse nitrito é um íon altamente reativo e também tóxico, um outro grupo de bactérias também quimiossintetizantes (Nitrobacter) fazem sua oxidação convertendo-o em nitrato (NO3-) – etapa IV do ciclo conhecida como nitratação. Boa parte desse nitrato é incorporado pelas plantas através de suas raízes e o restante é reduzido por meio da ação de bactérias do gênero Pseudomonas liberando nitrogênio gasoso de volta a atmosfera, processo chamado de desnitrificação ilustrado na etapa V.

8º) (ENEM 2014) A elevação da temperatura das águas de rios, lagos e mares diminui a solubilidade do oxigênio, pondo em risco as diversas formas de vida aquática que dependem desse gás. Se essa elevação de temperatura acontece por meios artificiais, dizemos que existe poluição térmica. As usinas nucleares, pela própria natureza do processo de geração de energia, podem causar esse tipo de poluição. Que parte do ciclo de geração de energia das usinas nucleares está associada a esse tipo de poluição?
A) Fissão do material radioativo.
B) Condensação do vapor-d’água no final do processo.
C) Conversão de energia das turbinas pelos geradores.
D) Aquecimento da água líquida para gerar vapor-d’água.
E) Lançamento do vapor-d’água sobre as pás das turbinas.

Tema: Ecologia
Tópico: Poluição Térmica da água
Gabarito: Letra B

Comentário
As usinas nucleares geram energia elétrica por meio da fissão do urânio. As reações em cadeia são controladas nos reatores nucleares, que permitem o aproveitamento da energia liberada para geração de eletricidade. Normalmente tais usinas possuem reatores de água pressurizada do tipo PWR, que têm dois estágios de transferência de calor. Inicialmente, a água passa pelo “caroço” do reator – núcleo onde se localiza o combustível nuclear – sob elevadas pressões de 135 atm e temperatura de 330 ºC. A água entra em ebulição e, ao sair do “caroço”, passa por outro sistema de troca de calor, onde se produz vapor de água para acionar a turbina do gerador elétrico. Para fazer o arrefecimento do sistema, água fria é bombeada de um rio e conduzida ao condensador fazendo com que o referido vapor sofra condensação e volte a abastecer a bomba d’água que vai novamente ao sistema. A água, agora bastante quente, é devolvida ao rio diminuindo a solubilidade do oxigênio.

9º) (ENEM 2014) Em um laboratório de genética experimental, observou-se que determinada bactéria continha um gene que conferia resistência a pragas específicas de plantas. Em vista disso, os pesquisadores procederam de acordo com a figura.
Do ponto de vista biotecnológico, como a planta representada na figura é classificada?
A) Clone.
B) Híbrida.
C) Mutante.
D) Adaptada.
E) Transgênica.

Tema: Biotecnologia
Tópico: Transgenia
Gabarito: Letra E

Comentário
Para a obtenção de plantas transgênicas deve-se extrair o DNA do organismo que possui o gene de interesse. A seguir o gene de interesse é isolado e inserido em bactérias para a obtenção de várias cópias deste gene. O gene de interesse, antes de ser inserido no genoma da célula vegetal, sofre transformação, com a associação de um promotor, de uma sequência terminadora e ainda de um gene marcado com seu respectivo promotor, originando o transgene. Tal transgene é, então, inserido em massas de células indiferenciadas, o tecido caloso da planta, visto que é impossível a inserção do transgene em cada uma das células da planta. Essas massas apresentam a propriedade de originar diferentes órgãos de uma planta, como raiz, caule e folha, gerando uma planta completa e fértil. Por fim, tal tecido indiferenciado é submetido a um meio específico contendo antibiótico ou herbicida, dependendo do marcador utilizado. Apenas as plantas que expressarem o gene marcador favorável ao meio irão sobreviver. Assume-se que as plantas que sobreviverem neste meio irão expressar o transgene de interesse.

10º) (ENEM 2014) Parte do gás carbônico da atmosfera é absorvida pela água do mar. O esquema representa reações que ocorrem naturalmente, em equilíbrio, no sistema ambiental marinho. O excesso de dióxido de carbono na atmosfera pode afetar os recifes de corais. 
O resultado desse processo nos corais é o(a)
A) seu branqueamento, levando à sua morte e extinção.
B) excesso de fixação de cálcio, provocando calcificação indesejável.
C) menor incorporação de carbono, afetando seu metabolismo energético.
D) estímulo da atividade enzimática, evitando a descalcificação dos esqueletos.
E) dano à estrutura dos esqueletos calcários, diminuindo o tamanho das populações.

Tema: Ecologia
Tópico: Problemas Ambientais
Gabarito: Letra E

Comentário
Essa questão, embora bastante simples, “derrubou” muitos vestibulandos apressadinhos e desatenciosos! Estima-se que metade do gás carbônico liberado pela queima de combustíveis fósseis vai parar dentro dos oceanos alterando os níveis de pH da água tornando-a mais ácida. Como as zooxantelas - que vivem em endossimbiose com os cnidários - necessitam de um pH alcalino para promover a precipitação de carbonatos de cálcio, têm seu metabolismo afetado causando com isso danos à estrutura dos esqueletos calcários, diminuído o tamanho das populações de corais. Já o fenômeno de branqueamento dos corais – coral bleaching – decorre da expulsão das zooxantelas de dentro dos corais (ou também pela perda de seus pigmentos fotossintetizantes) por consequência do aumento da temperatura da água do mar. Tal fenômeno era observado com frequência quando oceanos eram aquecidos pelo El Niño, porém, a partir de 2002 o branqueamento vem sendo detectado no mundo inteiro fora de fase com ele.  

11º) (ENEM 2014) Segundo a teoria evolutiva mais aceita hoje, as mitocôndrias, organelas celulares responsáveis pela produção de ATP em células eucariotas, assim como os cloroplastos, teriam sido originados de procariontes ancestrais que foram incorporados por células mais complexas.

Uma característica da mitocôndria que sustenta essa teoria é a
A) capacidade de produzir moléculas de ATP.
B) presença de parede celular semelhante à de procariontes.
C) presença de membranas envolvendo e separando a matriz mitocondrial do citoplasma.
D) capacidade de autoduplicação dada por DNA circular próprio semelhante ao bacteriano.
E) presença de um sistema enzimático eficiente às reações químicas do metabolismo aeróbio.

Tema: Evolução
Tópico: Endossimbiose
Gabarito: Letra D

Comentário
Um clássico da Biologia
Eu gostaria de viver pelo menos 200 anos só para conseguir ler o que tem de mais interessante em alguns assuntos! A endossimbiose seria um deles, desde as primeiras publicações do biólogo francês Paul Portier em 1918, passando por Ivan Wallin em 1925, até chegar aos estudos realizados no Laboratório Carlsberg, em Copenhague, e no Centro Nacional de Pesquisas Científicas de Gif-sur-Yvette, na França. Essa trilha de pesquisas maravilhosas que levaram a popularização dessa temática por meio de Lynn Margulis e Dorion Sagan (se você se interessa pelo assunto não deixe de ler um livrinho em português chamado Microcosmos que conta a saga de quatro bilhões de anos de evolução microbiana). Mitocôndrias e Cloroplastos são organelas especiais delimitadas por duas membranas e que possuem seu próprio material genético e ribossomos semelhantes aos dos procariontes. O DNA é circular e assim como o DNA bacteriano, não está associado as histonas.  

12º) (ENEM 2014) No heredograma, os símbolos preenchidos representam pessoas portadoras de um tipo raro de doença genética. Os homens são representados pelos quadrados e as mulheres, pelos círculos.
Qual é o padrão de herança observado para essa doença?
A) Dominante autossômico, pois a doença aparece em ambos os sexos.
B) Recessivo ligado ao sexo, pois não ocorre a transmissão do pai para os filhos.
C) Recessivo ligado ao Y, pois a doença é transmitida dos pais heterozigotos para os filhos.
D) Dominante ligado ao sexo, pois todas as filhas de homens afetados também apresentam a doença.
E) Codominante autossômico, pois a doença é herdada pelos filhos de ambos os sexos, tanto do pai quanto da mãe.

Tema: Genética
Tópico: Padrão de Herança
Gabarito: Letra D

Comentário
O heredograma revela 12 mulheres afetadas e apenas 3 homens, fato que sugere um padrão de herança ligada ao sexo dominante. Claro que isso só não basta para termos uma maior segurança na interpretação correta, porém quando se observa que todas as filhas de homens afetados são também afetadas fica mais claro essa conclusão uma vez que as meninas herdam um cromossomo X (que porta o alelo da doença) do pai e um outro cromossomo X da mãe, que independentemente do alelo que contenha não vai impedir a expressão da anomalia.

13º) (ENEM 2014) Um pesquisador percebe que o rótulo de um dos vidros em que guarda um concentrado de enzimas digestivas está ilegível. Ele não sabe qual enzima o vidro contém, mas desconfia de que seja uma protease gástrica, que age no estômago digerindo proteínas. Sabendo que a digestão no estômago é ácida e no intestino é básica, ele monta cinco tubos de ensaio com alimentos diferentes, adiciona o concentrado de enzimas em soluções com pH determinado e aguarda para ver se a enzima age em algum deles.

O tubo de ensaio em que a enzima deve agir para indicar que a hipótese do pesquisador está correta é aquele que contém
A) cubo de batata em solução com pH = 9.
B) pedaço de carne em solução com pH = 5.
C) clara de ovo cozida em solução com pH = 9.
D) porção de macarrão em solução com pH = 5.
E) bolinha de manteiga em solução com pH = 9.

Tema: Fisiologia Animal
Tópico: Digestão
Gabarito: Letra B

Comentário
A enzima (protease gástrica) deve agir no tubo de ensaio que contenha proteínas (pedaço de carne) em solução com pH ácido (abaixo de 7), isso porque existe uma especificidade da enzima para com seu respectivo substrato. Cada enzima também possui um pH ótimo para desempenhar suas funções, seja no estômago (ácido), na boca (neutro) ou no intestino (básico ou alcalino) para com isso potencializar sua ação.

14º) (ENEM 2014) Com o objetivo de substituir as sacolas de polietileno, alguns supermercados têm utilizado um novo tipo de plástico ecológico, que apresenta em sua composição amido de milho e uma resina polimérica termoplástica, obtida a partir de uma fonte petroquímica. ERENO, D. Plásticos de vegetais. Pesquisa Fapesp, n. 179, jan. 2011
Nesses plásticos, a fragmentação da resina polimérica é facilitada porque os carboidratos presentes
A) dissolvem-se na água.
B) absorvem água com facilidade.
C) caramelizam por aquecimento e quebram.
D) são digeridos por organismos decompositores.
E) decompõem-se espontaneamente em contato com água e gás carbônico.

Tema: Ecologia
Tópico: Gestão Ambiental
Gabarito: Letra D

Comentário
Filmes plásticos feitos com amido
Matéria-prima obtida de diversas fontes vegetais com muitas possibilidades de modificação química e física, o amido é um polissacarídeo que pode se transformar em um biopolímero promissor para o desenvolvimento de embalagens biodegradáveis, filmes plásticos e outros produtos para uso na agricultura. Na Universidade Federal de São Carlos, no interior paulista, um novo material que deve ser utilizado na fabricação de tubetes usados para mudas de reflorestamento e outras aplicações foi desenvolvido a partir de um plástico biodegradável feito de amido de milho e de resíduos vegetais como fibra de coco, serragem de madeira e casca de mandioca. O resultado é um plástico rígido que se degrada em seis meses quando enterrado no solo.

15º) (ENEM 2014) Em um hospital havia cinco lotes de bolsas de sangue, rotulados com os códigos I, II, III, IV e V. Cada lote continha apenas um tipo sanguíneo não identificado. Uma funcionária do hospital resolveu fazer a identificação utilizando dois tipos de soro, anti-A e anti-B. Os resultados obtidos estão descritos no quadro.
Quantos litros de sangue eram do grupo sanguíneo do tipo A?
A) 15
B) 25
C) 30
D) 33
E) 55

Tema: Genética
Tópico: Grupos Sanguíneos
Gabarito: Letra B

Comentário
Uma maneira bem simples de se interpretar a tipagem sanguínea para o sistema ABO é analisando a ocorrência ou não de aglutinação de uma amostra de sangue em contato com aglutininas de soro anti-A e anti-B. Se o sangue aglutina na presença de anti-A é porque é do tipo A, se aglutina em anti-B é porque é B, se aglutina nos dois é AB e se não ocorre aglutinação é O (ausência de aglutinogênio nas hemácias). Assim sendo, as bolsas de sangue dos lotes I e V são do tipo B, as do lote II (25 litros) são A, as do III são AB e as do lote IV são O.

16º) (ENEM 2014) Os parasitoides (misto de parasitas e predadores) são insetos diminutos que têm hábitos muito peculiares: suas larvas podem se desenvolver dentro do corpo de outros organismos, como mostra a figura. A forma adulta se alimenta de pólen e açúcares. Em geral, cada parasitoide ataca hospedeiros de determinada espécie e, por isso, esses organismos vêm sendo amplamente usados para o controle biológico de pragas agrícolas. 
CICLO DE VIDA DE UM INSETO PARASITOIDE DE LAGARTAS
A forma larval do parasitoide assume qual papel nessa cadeia alimentar?
A) Consumidor primário, pois ataca diretamente uma espécie herbívora.
B) Consumidor secundário, pois se alimenta diretamente dos tecidos da lagarta.
C) Organismo heterótrofo de primeira ordem, pois se alimenta de pólen na fase adulta.
D) Organismo heterótrofo de segunda ordem, pois apresenta o maior nível energético na cadeia.
E) Decompositor, pois se alimenta de tecidos do interior do corpo da lagarta e a leva à morte.

Tema: Ecologia
Tópico: Controle Biológico
Gabarito: Letra B

Comentário
Cena do filme "Alien, o oitavo passageiro"
No famoso filme Alien, o oitavo passageiro (1979), de Ridley Scott, astronautas enfrentam um organismo alienígena com um ciclo de vida aterrorizante: ainda em estágio larval, ele é inserido no corpo de um humano, do qual se alimenta durante algum tempo, até emergir, rompendo o abdômen do hospedeiro e causando a morte deste. Embora assustador, tal comportamento está longe de ser ficção científica. Essa estratégia de vida é utilizada por um grupo muito comum de insetos terrestres: os parasitoides, misto de parasitas e predador. Na fase adulta eles se alimentam  somente de açúcar e pólen. A fêmea fecundada coloca seus ovos dentro dos hospedeiros (lagartas – consumidor primário) onde crescem e se alimentam de seus tecidos (consumidor secundário), mas sem matar. Após certo tempo, essas larvas matam o hospedeiro, tornam-se pupas, passam por metamorfose e emergem como adultos aptos para reprodução. Os adultos vão encontrar um indivíduo do sexo oposto para copular, iniciando novamente o ciclo de vida.

17º) (ENEM 2014) Imunobiológicos: diferentes formas de produção, diferentes aplicações.
Embora sejam produzidos e utilizados em situações distintas, os imunobiológicos I e II atuam de forma semelhante nos humanos e equinos, pois
A) conferem imunidade passiva.
B) transferem células de defesa.
C) suprimem a resposta imunológica.
D) estimulam a produção de anticorpos.
E) desencadeiam a produção de antígenos.

Tema: Fisiologia Animal
Tópico: Imunologia
Gabarito: Letra D

Comentário
Os imunológicos I e II são antígenos, ou seja, moléculas capazes de iniciar uma resposta imunológica, a qual começa pelo reconhecimento e culmina com a produção de um anticorpo específico. A resposta imune pode ser empregada como um poderoso aliado dos médicos, no tratamento e na prevenção de doenças infecciosas. O processo de tornar um indivíduo protegido contra uma doença chama-se imunização. Pode-se conseguir a imunização de duas maneiras distintas: fornecendo-se ao indivíduo anticorpos contra certo antígeno (imunização passiva) ou estimulando-o a gerar seus próprios anticorpos (imunização ativa). Tanto uma maneira como outra podem se dar por via natural ou artificial. Habitualmente, as formas passivas de imunização são transitórias, enquanto as formas ativas são duradouras ou mesmo permanentes.

18º) (ENEM 2014) Na década de 1990, células do cordão umbilical de recém-nascidos humanos começaram a ser guardadas por criopreservação, uma vez que apresentam alto potencial terapêutico em consequência de suas características peculiares.

O poder terapêutico dessas células baseia-se em sua capacidade de
A) multiplicação lenta.
B) comunicação entre células.
C) adesão a diferentes tecidos.
D) diferenciação em células especializadas.
E) reconhecimento de células semelhantes.

Tema: Biotecnologia
Tópico: Células-Tronco
Gabarito: Letra D

Comentário

A Criopreservação consiste numa técnica que permite conservar a baixas temperaturas (196ºC negativos) as células estaminais (indiferenciadas e que apresentam a capacidade de se diferenciar em diversos tipos celulares que constituem o organismo) isoladas a partir dos tecidos do cordão umbilical. Tais células-tronco têm potencial hematopoiético e poderão ser utilizadas em possíveis doenças hematológicas futuras.


* Biólogo, Professor e Pesquisador.